Incentivar os agricultores familiares do município de São Felipe para produzirem adubos orgânicos em suas propriedades rurais. Este é o objetivo do Dia de Campo promovido pelo Posto Avançado (Pavan) da gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em Cruz das Almas. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e acontece nesta quata-feira (3), no Sítio Mutum, na área do Quintal Agroflorestal, das 8 às 12h.

De acordo com o engenheiro agrônomo da EBDA, José Silveira, os agricultores familiares têm necessidade de fertilizar as suas lavouras para que resultem em boa produção e qualidade dos produtos no momento da colheita. No entanto, existem dificuldades para adquirir os insumos necessários para adubação das culturas. “Vamos explicar e demonstrar métodos para os agricultores de como preparar o composto crgânico, do biofertilizante e da manipueira para uso na adubação das lavouras”.

Silveira explica ainda que a partir da demonstração de métodos no preparo de adubos orgânicos será possível verificar a transformação dos resíduos das colheitas e outros resíduos orgânicos. A iniciativa contribui para a baixa emissão de carbono na agricultura familiar, reduzindo custos na produção e melhoria da renda familiar.