Os agricultores que visitarem a 39ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), a ser realizada deste domingo (7) até 14 de setembro, terão oportunidade de fazer gratuitamente análise de Ph do solo (nível de acidez), no estande da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura. No local, também serão apresentados trabalhos de pesquisa sobre o uso e manejo do solo realizados pelo Laboratório de Análise de Solo da empresa.

A gerente regional da EBDA de Feira de Santana, Edilza Reis, explica que o serviço será oferecido por técnicos da empresa e estudantes do curso de agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do convênio de cooperação técnica entre a empresa e a universidade. “A ideia é chamar a atenção para a importância da análise do solo antes de iniciar o plantio. Quem semeia em solo fértil colhe bons frutos”.

Palestras

Durante os sete dias de evento, o estande da EBDA receberá caravanas de agricultores familiares atendidos pelos programas Quintais Agroflorestais e de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar. Os agricultores também participarão de palestras ministradas por técnicos da empresa, no espaço ‘Salão Viver Bem no Semiárido’. Entre os temas previstos estão ‘Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável’, no domingo (dia 8), ‘Palma na Alimentação Animal’ (dia 10) e ‘Solos – Fertilidade e Adubação’ (dia 12).

O responsável pelo Laboratório de Solos da EBDA, Ariomar Aguiar, destaca a necessidade de análise do solo antes do plantio para ter conhecimento da fertilidade. “A análise permite avaliar o estado atual de disponibilidade de nutrientes, e isso pode indicar limitações, necessidades de corretivos e de fertilizantes”.

Programação

Um dos maiores eventos agropecuários na Bahia, o evento acontece no Parque de Exposições João Martins da Silva com a expectativa de reunir cerca de 300 mil pessoas. Na última edição, a feira recebeu mais de 200 mil pessoas, movimentando aproximadamente R$ 16,5 milhões em negócios, segundo informações da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Social de Feira de Santana. A abertura oficial da Expofeira acontece neste domingo às 16h. A entrada é gratuita e a visitação começa a partir das 8h.

A programação da 39ª Expofeira prevê também leilões, exposições de máquinas e de produtos de arte popular, atividades culturais, shows, cultura regional, julgamentos e campeonato de animais, além de um festival de gastronomia. O evento é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, com apoio da Seagri, EBDA (por meio da Gerência Regional Feira de Santana), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Social do Comércio (Sesc).