O resultado final da prova discursiva referente ao concurso público para o Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil (DPT/2014) será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1º). A prova corresponde à segunda etapa do certame. Também será divulgado amanhã o edital de convocação para a realização do teste de aptidão física, que integra a terceira etapa do concurso. As próximas etapas, de caráter eliminatório, são os exames biomédicos, psicotécnico e a investigação social. Ainda será realizada a avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Ao todo, o concurso oferece 130 vagas. As oportunidades estão divididas entre os cargos de Perito Criminalístico (40), Perito Médico-legal (60), Perito Odonto-legal (10) e Perito Técnico de Polícia Civil (20), sendo 5% delas reservadas a pessoas com deficiência. Os aprovados atuarão em seis regiões do Estado: Grande Regional Recôncavo (21 vagas), Grande Regional Chapada (20 vagas), Grande Regional Mata Sul (26 vagas), Grande Regional Nordeste (23 vagas), Grande Regional Oeste (20 vagas) e Grande Regional Planalto (20 vagas).

A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas semanais. A remuneração para os cargos de Perito Criminalístico, Médico-legal e Odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 9.173,31, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade de Polícia Jurídica (GAPJ I) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Já para o cargo de Perito Técnico de Polícia Civil, a remuneração inicial, formada por vencimento, Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ I) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 3.047,14. O certame é realizado pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP) e organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC).