O início das atividades da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras, é um dos destaques do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (9).

O governador Jaques Wagner também comenta os recursos liberados pela União para obras de saneamento e abastecimento em cinco municípios baianos, novos vôos para Teixeira de Freitas e Feira de Santana, a inauguração de mais uma base comunitária de segurança em Salvador e a atração de mais uma indústria.

Wagner diz que participou, na segunda-feira (8), da aula magna da Universidade Federal do Sul da Bahia, em Itabuna, onde também foi assinada autorização para duplicação da BR-415, que liga o município a Ilhéus. “Nós vamos ter também aulas inaugurais em Teixeira de Freitas e Porto Seguro”, informou.

Nesta terça-feira, ele vai a Barreiras, também para a aula inaugural da Universidade Federal do Oeste da Bahia. “Em Barreiras ainda eu vou visitar a obra do Complexo Penitenciário, que já está bastante avançada. Vou fazer a entrega oficial da ponte para o acesso à Universidade Federal do Oeste, um investimento de 4,3 milhões, e vou também fazer o anúncio do início das obras do sistema de iluminação da Ponte da Prainha”.

Saneamento

Segundo o governador, os R$ 240 milhões liberados pela União para obras de saneamento e abastecimento vão beneficiar os municípios de Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Valença e Dias D’Ávila.

“Fiquei muito feliz de ouvir do ministro das Cidades, que esteve aqui na assinatura, e do presidente da Caixa, que a Bahia é quem mais tem assinado convênios de investimento nessa área de saneamento”.

Indústria de vidro

Wagner informa no programa que assinou um protocolo de intenções com uma indústria mexicana, a Vitro, que tem mais de 100 anos no ramo de vidros para vinho, cerveja, cosméticos e vidro plano para construção civil. “É uma empresa de porte mundial e vai ter a sua primeira fábrica no Brasil instalada aqui na Bahia. O valor de investimento vai variar de 200 milhões a 500 milhões. E, portanto, poderiam gerar, no começo, 150 empregos chegando até 435 postos de trabalho”, destacou.

Aviação regional

Na quarta-feira (10) será inaugurada a linha aérea que ligará Feira de Santana a 46 destinos, a partir de escala em Salvador e conexão no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, com três voos semanais. “Isso é apenas o começo. Teixeira de Freitas também será conectada a 26 destinos, a partir de agora, dia 29 de setembro, e fará a conexão no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, também com três voos semanais”, informa Wagner.

Salvador recebe mais uma Base Comunitária de Segurança

Durante a entrevista, o governador Jaques Wagner informa que na quinta-feira (11) será inaugurada a 15ª Base Comunitária de Segurança do Estado, desta vez no bairro de Águas Claras, em Salvador. Com investimento de 800 mil reais e um efetivo de 60 policiais militares, a unidade vai levar segurança e ações sociais para 40 mil habitantes. “É o Pacto Pela Vida, nosso planejamento em segurança pública, avançando e melhorando a condição do policial de trabalhar”, avalia.

Abastecimento de água

No encerramento do programa, Wagner fala do Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai ser inaugurado na sexta-feira (12), no município de Campo Formoso, num investimento da ordem de R$ 5 milhões. “Vou assinar também a ordem de serviço para implantação do sistema de água para atender às localidades de Laje dos Negros, Laje de Cima I e II e Alagadiço, além da execução de melhorias e ampliação do sistema de Casa Nova dos Amaro, Casa Nova dos Marino, Casa Nova dos Ferreiras e Patos I e II, com investimento total de 3,3 milhões. São praticamente R$ 9 milhões de reais só em Campo Formoso”.

Minha Casa, Minha Vida

O Conversa com o Governador desta semana termina destacando a inauguração de 500 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha vida, também na sexta-feira (12), em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, beneficiando mais de 1,9 mil pessoas. “Além disso, em Dias D’Ávila, também vou estar entregando a ampliação do sistema de água do município, beneficiando mais de 31 mil pessoas, um investimento de R$ 9 milhões”, conclui.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira às 6h30 pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página www.secom.ba.gov.br, ou ainda pelo telefone 0800-071-7328.