A exposição Transgressões Corporais, da artista visual Jô Felix e um dos projetos selecionados do edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), será inaugurada no Espaço Xisto Bahia, no bairro dos Barris, em Salvador, nesta sexta-feira (5), às 19h.

A mostra é composta por representações do corpo humano, de cunho erótico, impressas em mídias diversas e imagens corpóreas de sinalizações de trânsito e comunicação visual. O público poderá visitá-la até o dia 4 de outubro, de segunda a sexta, das 8 às 22h, com entrada franca.

Parte integrante da pesquisa realizada pela artista no programa de pós-graduação em artes visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o trabalho trata da criação de uma poética visual, que tem como ponto de partida a análise e apropriação de signos e símbolos vistos no espaço urbano da capital baiana.

A partir destas análises e apropriações, Jô estabelece uma poética em que o corpo é visto como tema e questão. Assim, discute relações entre signos e símbolos percebidos na urbe que apresentam modelos e normas de conduta para o corpo, impostos por instituições regulatórias e mercadológicas.

Com base nestas relações, a artista atribui um conceito de sedução em seu sentido paradoxal, com a produção de imagens de caráter erótico ressignificadas, transgressoras e irônicas. As figuras ressignificadas reproduzem posições sexuais baseadas nas poses do Kama Sutra.

Palestra

O projeto busca difundir a linguagem da intervenção urbana e dar visibilidade à discussão do erotismo no espaço urbano. Além da mostra, será realizada uma palestra na próxima segunda-feira (8), às 9h, sobre arte urbana, mediada por Jô Felix, com participação dos artistas visuais Cristiano Piton (GIA), Péricles Mendes e Vladimir Oliveira (Coletivo Triptico), que também estabeleceram o espaço urbano como mote de suas produções artísticas.

Edital

Com objetivo de apoiar a difusão da produção de artes visuais da Bahia, além de dinamizar e qualificar a ocupação de espaços culturais públicos, o edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2013 contabilizou 74 propostas inscritas, das quais 14 foram selecionadas – quatro de exposições a serem montadas na Galeria do Conselho e dez de intervenções em artes visuais nos ambientes da Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Espaço Xisto Bahia. Os trabalhos são de temática livre e levam aos espaços diferentes modalidades das artes visuais.