Aliada no incentivo à leitura e à escrita por meio do lúdico e criativo, a arte das ilustrações estará em destaque, em Salvador, de 15 a 17 de outubro, com o ‘Colóquio História e Quadrinhos: A história da Bahia em HQ’, realização da Biblioteca Virtual 2 de Julho (BV), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O evento será gratuito, no Complexo Cultural dos Barris, com inscrições pelo site da BV.

O colóquio tem como intuito, discutir a técnica e o uso das ilustrações como instrumento de divulgação da história e cultura da Bahia e trará cartunistas baianos para os debates, que falarão da possibilidade também de apreender enredos históricos e fictícios que simbolizam a história e a cultura do estado por meio desta arte.

Na programação, serão realizadas três rodas de conversa, com os temas ‘A história e cultura da Bahia pelos quadrinhos’, ‘Novos traçados do mercado da ilustração’ e ‘Identidade nos traços’. Também serão oferecidas as oficinas ‘A charges no jornalismo diário’, ‘Charges e quadrinhos no meio digital’, ‘Quadrinhos em movimento: animações e games’, além de uma oficina infantil, exposição sobre o cartunista e ilustrador Hélio Roberto Lage e uma feira de venda e escambo de quadrinhos. A BV fará ainda homenagem póstuma ao cartunista, Antonio Cedraz, falecido dia 11 de setembro.

Dentre os convidados, estão confirmadas as presenças dos cartunistas Cau Gomez, Nildão, Caó Cruz Alves, Edu Santana e Lila Cruz. Nos encontros serão discutidos itens como a produção e o mercado editorial de quadrinhos na Bahia, promovendo um intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões do Brasil na área, além de uma oportunidade de ensinar a arte de construir um gibi, por meio de oficinas.
Toda a programação do evento pode ser consultada no site da Biblioteca Virtual 2 de Julho.