Na próxima quarta-feira (24), às 19h30, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) realiza o ‘Bate Papo com a SPCD’, uma palestra para educadores que vai contar com a exibição do documentário ‘Figuras da Dança: Lia Robatto’, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Teatro do Movimento, em Ondina. A conversa vai contar com a participação da própria Lia Robatto, que é membro do Conselho Estadual de Cultura, e será mediada por Inês Bogéa, diretora artística da companhia. A série de documentários ‘Figuras da Dança’ aborda a carreira de importantes personalidades dessa arte no Brasil.

O bate-papo faz parte das atividades educativas gratuitas que a SPCD realiza na temporada em Salvador, de quarta-feira a domingo (24 a 28). “Fico muito orgulhosa por receber essa homenagem da São Paulo Companhia de Dança, que considero uma das melhores companhias do país. É um reconhecimento por todo o trabalho desempenhado ao longo da minha vida”, comenta Lia Robatto.

Lia diz ser gratificante ter acesso a um documentário focado em sua experiência. Ela defende que o setor cultural da dança seja sempre contemplado com registros ligados ao audiovisual. “Diferentemente das artes plásticas, do cinema e da música, a dança é arte efêmera e que termina com o espetáculo. É importante que seja registrada através de fotos, documentos e vídeos. A exibição de documentários como esse ajuda a preservar a memória dessa arte tão apaixonante”, completa.

Coreografias

Na sexta-feira (26), às 15h, no Teatro Castro Alves, a companhia apresenta o ‘Espetáculos Abertos Para Estudantes e Terceira Idade’, no qual o público estabelece um contato geral com o universo da dança – assiste coreografias e trechos de obras do repertório da SPCD e recebe um material didático com ilustrações assinadas por cartunistas brasileiros. Durante a atividade, Inês Bogéa sobe ao palco para mediar brincadeiras com os alunos, apresentado a dança com uma linguagem lúdica e divertida.

Para fechar o repertório de atividades educativas, no sábado (27) serão realizadas as oficinas de dança ‘Técnica de Balé Clássico’ e ‘Repertório em Movimento’, das 10 às 11h30, e das 12 às 13h30, respectivamente, na Sala de Ensaio do Balé Teatro Castro Alves. Para participar da atividade, basta preencher gratuitamente a ficha de inscrição disponível no site da SPCD. Informações podem ser obtidas pelo email educativo@spcd.com.br.

Oficina

A oficina ‘Técnica de Balé Clássico’ será ministrada pelo assistente de coreografia da SPCD, Giovanni Di Palma. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar um panorama da técnica de balé clássico usada em uma companhia profissional. A programação segue com a oficina ‘Repertório em Movimento’, ministrada pela coordenadora de ensaio da SPCD, Karina Mendes, que ensinará aos participantes trechos de coreografias dançadas pela companhia.

A SPCD retorna a Salvador para uma nova temporada de espetáculos, com Romeu e Julieta, de Giovanni Di Palma, sexta-feira e sábado (26 e 27), às 21h; e domingo (28), às 20h, respectivamente, no Teatro Castro Alves. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SACs dos Shoppings Barra e Bela Vista, e pelo site Compre Ingressos/TCA.