‘Gonzaga – Da Nascente a Foz’, espetáculos criado para valorizar a cultura nordestina e o patrimônio imaterial sertanejo, circula pelas cidades de Glória, no Território de Itaparica BA/PE, e Jeremoabo e Santa Brígida, no Semiárido Nordeste II, no norte da Bahia, neste mês de setembro, em apresentações gratuitas.

Apoiado pelo edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), o projeto, oriundo de Paulo Afonso e realizado pela Jarô Produções & Entretenimento, apresenta peça musical inspirada nas influências do rei do baião, Luiz Gonzaga, e do Velho Chico, o Rio São Francisco, sobre a formação sociocultural dos ribeirinhos da região.

A montagem tem cenas de um Nordeste místico, alegre, religioso e abrasador – imagens, textos e ações talhados pelo tempo e amarelados em tons de sertão. Os artistas reavivam mitos, religiosidades, crenças, costumes, símbolos e signos presentes na história forte e persistente da gente sertaneja, pesquisada desde 2011 pelo grupo artístico, que viajou em paus-de-arara por algumas cidades da Bacia do São Francisco coletando inspirações.

A peça é escrita e dirigida por Jackson Cavalcante, que também integra o elenco com Aline Cordeiro, Ingrid Santos, Maurício Mendes, Romildo Alves, Tallita Weslayne e Luanderson Pereira. Em janeiro/fevereiro deste ano percorreu cidades ribeirinhas do Rio São Francisco – Juazeiro, Sento Sé, Xique-Xique, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa e Paulo Afonso -, com apoio do Edital Setorial de Teatro 2013, também da Funceb/Secult.

Calendário das Artes 

Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Concedendo prêmios de até R$ 13 mil, abrange as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas.

As prioridades são as propostas oriundas ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. O certame se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, incluindo premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária – a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si.

Lançado em 2012, o Calendário das Artes, somando as suas cinco Chamadas já concluídas, disponibilizou um total de R$ 3,016 milhões para a execução de 233 projetos, selecionados entre um total de 4.230 inscritos, e oriundos de 99 municípios, contemplando todos os 27 territórios de identidade do estado. Ainda serão anunciados os resultados da 2ª Chamada de 2014, que encerrou inscrições no dia 27 de agosto deste ano. Mais informações estão disponíveis na página da Funceb.

Calendário de apresentações

Santa Brígida – Dia 13 (sábado), às 19h, no Clube Hélio Alves
Glória – Dia 14 (domingo), às 18h, na Praça do Centro Diocesano
Jeremoabo – Dia 26 (sexta-feira), às 19h, na Praça do Forró