Em sua 56ª edição neste ano de 2014, o Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro, anunciou na terça-feira (23) os finalistas de 27 categorias. Em Contos e Crônicas, a escritora Moema Franca, radicada em Salvador, está entre os dez nomes concorrentes, com o livro ‘Bem aqui, em lugar nenhum’.

A obra, a primeira de sua carreira, foi apoiada pelo Bolsa Funarte de Criação Literária e publicada com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Edital Setorial de Literatura 2012, financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).

Nascida em Estância (SE), em 1976, e radicada em Salvador, a jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) é também doutoranda em literatura na Sorbonne Nouvelle. No livro, segundo a sinopse, os personagens se movem como clandestinos, num mundo redondo, sem fim nem início.

Por entre apartamentos vazios, salas de cinema, percorrem cidades proibidas e corpos estranhos, numa ânsia de conquistar seu espaço ao sol. Com um olhar sensível e agudo, a autora dá vida a personagens complexos, que, apesar de solitários, áridos e desamparados, revelam, a cada leitura, uma subjetividade riquíssima. Numa combinação de delicadeza e ousadia, os contos de Moema envolvem o leitor em seu universo ficcional rico, em histórias arquitetadas com a desenvoltura de quem já domina a arte de narrar.

Segunda fase

O Prêmio Jabuti, que este ano recebeu 2.240 inscrições, vai ter apuração da segunda fase no dia 16 de outubro, atribuindo notas às obras finalistas. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega aos vencedores será realizada em 18 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.