A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), divulga a lista dos oito artistas/grupos selecionados, e devidos suplentes, para participar da 3ª edição do Ação Poética nas Comunidades, que vai acontecer em Pirajá, bairro de Salvador, entre os dias 3 e 8 de novembro, com sede no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá. Eles foram escolhidos dentre 54 propostas apresentadas no edital deste ano, que recebeu inscrições de 21 de agosto a 21 de setembro, para realizar oficinas e performances dentro do projeto, que intenciona promover intervenção artística e social por meio da poesia, em sua diversidade de estilos e abordagens, em comunidades populares. A lista final da seleção está disponível no site da Funceb.

Criado em 2012 e com edições já realizadas no Solar do Unhão e em Alagados, o Ação Poética promove atividades gratuitas, abertas ao público, em busca de contribuir para amenizar carências socioculturais, proporcionando um tempo e um espaço para reflexão, sob o encanto da palavra poética. Cada vez mais assumida como uma arte interdisciplinar e com inúmeras possibilidades de abordagem, a poesia extrapola os espaços canônicos e invade o cotidiano.

Aberto à participação de artistas e grupos residentes na Bahia, atuantes nas áreas literárias, poéticas ou ainda na interação delas com outras linguagens artísticas, o edital se divide em duas categorias. Conforme as vagas disponibilizadas, três artistas/grupos foram selecionados para promover oficinas com carga horária de 15 a 20 horas, ao longo dos cinco primeiros dias do evento, além de para participar da intervenção fi

Os três profissionais e/ou grupos que ministrarem aulas receberão um cachê total no valor de R$ 2,2 mil pelas atividades assumidas. Os outros cinco artistas e/ou coletivos selecionados para se juntar aos primeiros na ação final, fazendo apresentações e performances, terão remuneração de R$ 1 mil. A comissão de seleção foi formada por Milena Britto, coordenadora de Literatura da Funceb, juntamente com dois representantes da sociedade civil: Adriana Prates Sacramento e Ana Lígia Leite e Aguiar.