Na próxima quinta-feira (2 de outubro), estréia, no Circuito Sala de Arte, no Cine Vivo do Shopping Paseo Itaigara, o longa-metragem de animação baiano ‘Ritos de Passagem’, dirigido, roteirizado e animado por Chico Liberato. O filme teve pré-estreia realizada no último sábado (27), na sala Walter da Silveira, nos Barris, durante a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo.

‘Ritos de Passagem’ é o segundo longa de Liberato, que é cineasta, pintor, escultor, desenhista e artista multimídia, e um dos pioneiros em filmes de animação na Bahia. O filme foi vencedor do Edital de Apoio à Produção de Obra Audiovisual de Longa-Metragem de 2008, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (Funceb).

O longa tem como base dois personagens presentes no imaginário do sertão nordestino, O Santo e o Justiceiro, que no filme, após a morte, entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio da Morte, que os conduz numa reflexão sobre os atos e escolhas que cada um fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhes reservou. O filme ‘Ritos de Passagem’ busca remeter o público às questões mais fundamentais ao ser humano, quando na passagem da vida para a morte: o que fiz (emos), da minha (nossa) vida? Quais foram as consequências dos meus (nossos) atos?

O público alvo é de jovens a partir de 12 anos de idade e adultos. O filme tem trilha sonora original composta por João Liberato e João Omar, executada pela Orquestra Sinfônica da Bahia, e, no elenco o cantor Xangai, os atores Jackson Costa, Ingra Liberato, Harildo Deda, Caco Monteiro e Marcelo Praddo. ‘Ritos de Passagem’ já foi exibido no Anima Mundi em 2012, como convidado, e foi selecionado HorsConcoursPremiere Brasil pelo Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2012.