Vinte cinco alunos do Programa de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), viverão mais uma inédita experiência artística nesta quarta-feira (10). Eles, que formam a Orquestra da Funceb (Ofun), fazem uma participação especial no espetáculo ‘Rumpilezz Visita Caymmi’, protagonizado pelo maestro Letieres Leite e a sua Orkestra Rumpilezz.

O concerto, às 20h, no palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, fará um passeio pela obra de Dorival Caymmi, em homenagem ao centenário de nascimento do artista baiano. Os ingressos continuam à venda pelo valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Dez composições de Caymmi serão apresentadas, entre elas, as consagradas ‘Oração de Mãe Menininha’ e ‘Macarangalha’, executadas pela Ofun, e as canções simbólicas ‘Canto de Nanã’, ‘Canto de Obá’ e ‘O Vento’, pela Orkestra Rumpilezz.

Contemplando uma obra fresca e repleta de baianidade, o espetáculo promete realizar uma conexão reconhecedora e harmoniosa com a linguagem do cantor e compositor baiano. “A obra de Caymmi tem essencial destaque na estruturação da música brasileira. Ele foi o primeiro a trazer a informação da música da Bahia de maneira rigorosa e aproximou a música popular de elementos importantes da música de matriz africana”, afirma Letieres.

Vivenciando na Ofun o método do Universo Percussivo Baiano, alicerce construtor desenvolvido por Letieres Leite na Orkestra Rumpilezz, os jovens músicos estudaram a musicalidade diversa de Dorival, que ganhou atenção especial dos instrumentistas de sopro e de base.