A Biblioteca Pública do Estado da Bahia promove, a partir da próxima segunda-feira (8), a 6ª edição do projeto ‘Primavera para Tod@s’, anteriormente chamado de ‘Primavera da Inclusão’. A programação inclui mostras de filmes seguidas de debate, vivências, bate-papo, exposição fotográfica e apresentações artísticas, com o objetivo de celebrar a chegada da estação das flores e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorados no dia 21 de setembro.

Gratuitas e abertas ao público, as ações culturais têm cunho educativo e de valorização das pessoas com deficiência. Nos dias 8 e 10 acontecem as vivências com alunos do curso de biblioteconomia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e funcionários da biblioteca, oferecidos pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Na terça-feira (9) será exibido o filme ‘Colegas’, a partir das 15h, na Sala de Projeção Luis Orlando, no 3º andar, seguido de debate sobre síndrome de down, com a médica geneticista da Secretaria da Saúde (Sesab), consultora do Ministério da Saúde e assessora médica do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) da Apae Salvador, Helena Pimentel. Na quinta-feira (11) haverá exibição do filme ‘Marcelo Yuka no Caminho das Setas’, seguido do debate sobre os aspectos emocionais e psicológicos de uma pessoa que se torna cadeirante, com o psicólogo Tiago Mozar Laurene Ferraz de Novaes, também às 15h.

Bate-papo

Na sexta-feira (12) será a vez da apresentação do grupo de canto Encantando, do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), abrindo a tarde de atividades. Haverá um bate-papo sobre o tema ‘Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é – O artista deficiente no dia a dia’. A conversa tem a participação de Ademilton dos Reis Ferreira – instrutor de dança (down); Cristina Oliveira – atriz/ativista (cega); Ednilson Sacramento – escritor/jornalista (cego); Evangel Vale – músico (cego); Ninfa Cunha – dançarina/atriz (cadeirante). Os debates serão mediados pelo ator, escritor e dançarino, Edu O. Ao final, Ana Luiza Reis e seus alunos do projeto ‘O Corpo na Educação’ promovem uma intervenção de dança.

A partir do dia 16, no foyer da biblioteca, o projeto ‘O Corpo na Educação’ volta à programação com exposição fotográfica que retrata o processo de construção e execução das aulas de dança para pessoas com deficiência, durante os meses de julho e agosto, sob a coordenação de Ana Luiza Reis. A exposição segue até o dia 30. Dois ensaios abertos da peça ‘Palhaço’ também serão realizados no setor infantojuvenil, nos dias 18 e 25 de setembro, às 10h30.