A Comissão Organizadora das Eleições dos Colegiados Setoriais de Cultura da Bahia realizou, entre os dias 29 e 30 de setembro, as reuniões para análise e validação dos cadastros de eleitores e candidatos do processo. O resultado será divulgado no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) nesta quarta-feira (1º de outubro). Aqueles com cadastro de eleitor ou registro de candidatura indeferido poderão recorrer à decisão no período de 02 a 06 de outubro. Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail colegiadossetoriaisdecultura@yahoo.com.br.

O cadastramento de eleitores e candidatos para os Colegiados Setoriais de Cultura foi aberto pela Secult em 20 de agosto de 2014. Os novos colegiados, dez ao total, vão representar os setores de: Arquivos e memória, Bibliotecas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Indígenas, Culturas Populares, Design, Livro e leitura, Moda, Museus, e Patrimônio. Em parceria com a sociedade civil, estão diretamente comprometidas com as eleições dos colegiados setoriais a Fundação Pedro Calmon (FPC), o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e a Superintendência de Promoção da Cultura (Suprocult).

Formação

Cada Colegiado Setorial de Cultura será individualmente composto por nove membros, sendo três do poder público, escolhidos pelo Secretário de Cultura, e seis da sociedade civil, eleitos por este processo participativo. A relação final de eleitores, candidatos e divulgação das propostas estará disponível no sistema online das eleições no próximo dia 9. A votação será no período de 10 de outubro a 3 de novembro de 2014. A publicação da primeira lista do setor de Moda está prevista para 8 de outubro através do site.