A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) anuncia a programação dos filmes que estarão em cartaz durante a Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo, que acontece de 21 a 28 de setembro. São cerca de 100 filmes longas e curtas produzidos na Bahia neste século XXI, tendo como marco inicial ‘Três Histórias da Bahia’, de Edyala Iglesias, Sergio Machado e José Araripe Jr, lançado em 2001, até as produções mais recentes que terão sua pré-estréia durante a Semana, como ‘Revoada’, de José Humberto Dias, ‘Rito de Passagem’, de Chico Liberato, e ‘João e Vandinha’, de Aurélio Grimaldi.

Os filmes integram a mostra Encontro com o Cinema Baiano, que acontece de 26 a 28 de setembro e serão exibidos em diversos horários nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris), além das salas do Circuito Saladearte: Cinema do Museu (Museu Geológico/Corredor da Vitória) e Cine Vivo (Paseo/Itaigara).

Os ingressos terão preços populares: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Confira a programação completa na página da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo.

A equipe de curadoria responsável pela escolha dos filmes é formada por três cineastas reconhecidos: Marcondes Dourado, diretor da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Araripe Jr, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e Lula Oliveira, representante da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura.

Debates

Além da mostra dos filmes, estão programados debates com cineastas, produtores e
dirigentes de instituições locais e nacionais no período de 22 a 25 de setembro, com mesas às 17h e às 19h, na Sala Walter da Silveira (Barris).

A Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo será aberta dia 21, às 15h, no Complexo Cultural dos Barris, com uma exposição que reunirá os cartazes de todas as edições da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, assinados pelo artista plástico Chico Liberato, na Sala Pierre Verger.

Na oportunidade, também será exibido o Cinema Expandido – vídeo mapping com o filme ‘O bandido da Luz Vermelha’ de Rogério Sganzerla, com música em homenagem ao crítico de cinema João Carlos Sampaio.

Nessa noite, o professor e crítico André Setaro, falecido recentemente, será homenageado com o lançamento da nova edição do seu livro ‘Panorama do Cinema Baiano’.

Realização em parceria

A Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo é uma realização das secretarias estaduais de Cultura – através da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) – e de Comunicação – por meio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura.

Também conta com o apoio de várias instituições parceiras: Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), Clube de Cinema da Bahia, Associação de Produtores e Cineastas, União de Cineclubes da Bahia, Instituto Roque Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).