A Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo reverencia o cartunista Antonio Cedraz – falecido no início deste mês -, nesta quinta-feira (25), último dia de debate, com a exibição de curtas da Turma do Xaxado, na Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, em Salvador.

Os personagens criados por ele vão participar da mesa redonda sobre ‘Animação no audiovisual baiano’, às 17h, com a participação dos diretores de cinema Caó Cruz Alves, Duca Rios e Chico Liberato, que está lançando seu segundo longa de animação ‘Rito de Passagem’, neste sábado (27).

O debate será mediado pelo cineasta José Araripe Jr, diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Na sequência, às 19h, a mesa sobre ‘Estética e linguagem do cinema baiano contemporâneo’ vai reunir um grupo de cineastas conhecidos, que têm filmes também em cartaz na Semana – Edgard Navarro, Fernando Bélens, Daniel Lisboa, Fábio Rocha e Wallace Nogueira, com mediação de Marcondes Dourado, diretor da Dimas/Funceb.

Além dos debates, a Semana, que é uma realização das secretarias estaduais de Cultura (Secult) e de Comunicação Social (Secom/Irdeb) e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras, apresenta ainda uma mostra de cerca de 100 filmes produzidos na Bahia neste século.

Os filmes estarão em cartaz desta sexta-feira a domingo (26 a 28) em diversos horários, nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris) e também nas salas do Circuito Saladearte – Cinema do Museu (Museu Geológico/Corredor da Vitória) e Cine Vivo (Shopping Paseo/Itaigara). Os ingressos são a preços populares – R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). A programação completa dos debates e filmes está no site da Secult e no blog do evento.