Milhares de pessoas lotaram as principais ruas do entorno do Campo Grande até o Centro Histórico de Salvador durante a 13ª Parada Gay, que encerrou, no domingo (21), a III Semana da Diversidade, iniciada no dia 14 deste mês. O evento, que transcorreu num clima de tranquilidade e alegria, coroou como padrinho o estilista e coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson.

Organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) e o grupo Quimbanda Dudu, a Semana teve o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, e o apoio das secretarias estaduais de Cultura (Secult), da Justiça, Cidadania Direitos Humanos (SJCDH) e da Saúde (Sesab).

Em solenidade no foyer do Teatro Castro Alves, o GGB premiou personalidades que se destacaram por sua contribuição à diversidade cultural LGBT. Para o presidente da entidade, Marcelo Cerqueira, “o trabalho e o esforço de cada um dos homenageados precisam ser vistos e agradecidos, pois cada um deles tem contribuído dentro de seus segmentos para o fortalecimento da luta e visibilidade da causa LGBT”.

Participaram da cerimônia, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o secretário de Cultura, Albino Rubin, e outras autoridades estaduais e municipais.

Saldo positivo

Marcelo Cerqueira disse que a Semana da Diversidade teve saldo positivo, “principalmente pela tranqüilidade e as atividades promovidas oelo GGB, que melhoram a cada ano, em infraestrutura, logística e principalmente pela participação popular”.

Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o órgão e a Secretaria do Turismo (Setur) têm se esforçado na realização do evento, “pois, além de ser um segmento que vem apresentando uma taxa de crescimento anual, possui um tipo de turista que gasta três vezes mais do que o de lazer. Conforme dados da Organização Mundial de Turismo, os gays representam 10% do número total de viajantes anuais e do dinheiro movimentado, 15% vêm desse segmento”.

Para Carlos Tufvesson, que deu uma aula para mais de 100 estudantes de moda, foi emocionante. “Moda reflete o pensamento mais profundo e a cultura do povo. E Salvador e Rio são cidades com um DNA cultural fortíssimo”.