Frutas, hortaliças, feijão, legumes, raízes sem agrotóxicos e ovos caipiras são comercializados na feirinha de produtos orgânicos que acontece todas as quintas-feiras, das 11h às 16h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nas sedes das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Agricultura (Seagri), Secretaria da Educação, além da CAR e Detran. O objetivo é tornar os produtos orgânicos mais acessíveis, fomentando, assim, a prática de uma alimentação saudável.

A ação é uma iniciativa da Setre em parceria com o Centro Público de Economia Solidária de Sussuarana e a Associação Certificadora de Área de Defesa do Meio Ambiente e Produtores Orgânicos do Estado da Bahia (Acepoba), e vem possibilitando, ao servidor público estadual que trabalha na região a chance de adquirir produtos orgânicos com preços mais acessíveis.

Os produtos da Acepoba vêm de Itaberaba. Além da comercialização no CAB, os produtores atuam também em feiras de alguns bairros de Salvador. Segundo Eduardo Zanatta, técnico do Cesol, a Associação já abriu uma sede em Cajazeiras. “O objetivo é criar núcleos com hortas em vários bairros da região miolo que é atendida pelo Cesol de Susssuarana”.

Zanatta explicou que a Acepoba também passou a receber assistência técnica, gerencial, divulgação e comercialização do Cesol e vai criar empreendimentos para produção de produtos orgânicos em bairros como Cajazeiras, Cabula, Tancredo Neves e Avenida Gal Costa.

1200 associados

Segundo Edilson Santos Silva, que preside a Associação, a entidade possui autorização do Ministério da Agricultura para vender os produtos sem selo e tem representação em 27 municípios da Bahia. “O trabalho em defesa do meio ambiente é tão sério que realizamos até curso técnico para formar quem quer trabalhar com produtos orgânicos. No total, temos 1200 associados”, disse Edilson.

Ele explicou que o trabalho orgânico contribui para conservar o equilíbrio do ecossistema e a manutenção da fauna associada. “Além disso, os produtores melhoram sua renda e produzem alimentos para o consumo de suas famílias”, disse ele, destacando a importância da parceria com o Cesol.

Sem química

Segundo o site Mundo Orgânico, produto orgânico é todo produto animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural.

O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.