A estudante de doutorado do programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Dayse Drielly Souza Santana Vieira, ganhou o Prêmio " Jovem Cientista" na categoria Mestrado no XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em Cuiabá-MT, no mês de agosto. A estudante concorreu com candidatos de diversas instituições brasileiras e após apresentação oral para uma banca qualificada, foi selecionada em primeiro lugar. A premiação incluiu um notebok ACER de 15”, acompanhado de uma case, e uma anuidade grátis da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

O trabalho premiado foi desenvolvido em uma parceria da Uesc, Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas, e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, Grupo de Laser e Óptica, em São Carlos-SP. A pesquisa tem como principal objetivo a diferenciação precoce de seleções cítricas estreitamente relacionadas, a exemplo da tangerineiras Sunki.

A trajetória científica da aluna na graduação em Agronomia na Uesc começou com um estágio no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC) seguido por quatro anos como bolsista de Iniciação Científica, orientada pelo Dr. Uilson Vanderley Lopes e pelo Dr. Didier Clement (CEPEC/SEGEN). Fez o trabalho de conclusão de curso na Embrapa Mandioca e Fruticultura sob orientação de Walter Soares Filho, onde conheceu o seu orientador de mestrado e doutorado Dr. Abelmon da Silva Gesteira. No mestrado em Genética e Biologia Molecular na Uesc, defendeu a dissertação intitulada "Caracterização Molecular e Biofotônica de Tagerigeira Sunki [Ex. Citrus Tanaka] ".

Dayse Drielly Vieira é bacharel em Engenharia Agronômica e mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Atualmente, prossegue com o doutorado, tendo retornado de um período de dez meses em Florença, na Itália, onde realizou o doutorado sanduíche no Consiglio Nazionale delle Ricerche / Istituto per la Protezione delle Piante sob orientação da Drª. Biancaelena Maserti.