O Centro de Educação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana obteve a melhor nota dentre as escolas públicas do município, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conforme divulgado neste mês de setembro pelo Ministério da Educação (MEC), o CEB-Uefs alcançou 6,5 pontos, superando e antecipando a meta de seis pontos prevista para 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Desde 2011, conforme salienta a professora Jane Kelly Galvão Bittencourt, o CEB-Uefs já havia superado a meta, obtendo 6,1 pontos. “Em 2014, o CEB se destaca, obtendo a melhor nota dentre as escolas públicas (municipais e estaduais) de Feira de Santana”.

A conquista é fruto do trabalho de equipe construído desde a criação da escola. “Apesar dos vários problemas enfrentados, o nosso trabalho tem como meta principal o aprendizado do aluno, que é alcançado com atividades e intervenções diferenciadas, realizadas pelos professores e com a atuação dos coordenadores junto a professores, pais e alunos. O maior desejo do CEB é ver esse resultado sendo revertido em melhorias para a escola”, relatou a diretora Katia Danielle Santos Silva.

O CEB-Uefs oferece vagas desde o grupo 4 (quatro anos) da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. O acesso é feito através de sorteio aberto ao público. Hoje, 684 alunos estudam no CEB-Uefs, que possui 47 professores e estagiários.

Sobre o Índice

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e para o país, realizados a cada dois anos.