Representantes da comunidade acadêmica e de diversos segmentos da sociedade civil participaram, na noite de terça-feira (23), da abertura da 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural. O evento prossegue até domingo (28) em estandes armados na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, em Feira de Santana. Mais de 50 mil pessoas deverão visitar o evento, expectativa baseada no crescimento e consolidação do evento desde a primeira edição.

Estudantes da rede pública estadual e municipal, mais uma vez, estão recebendo vales-livros, num montante de recursos de R$ 250 mil, repassados pelos Governos do Estado e do Município. A Feira do Livro é uma realização conjunta da Uefs, Direc 2, Secretaria de Educação do Município, Arquidiocese de Feira de Santana, Sesc e Fundação Egberto Costa. A Programação da 7ª Feira do Livro no pode ser conferida no portal da Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs).

Nesta quarta-feira, durante todo o dia, o público poderá conhecer mais a obra e o escritor contemporâneo Luiz Ruffato, responsável pela abertura da Feira do Livro de Frankfurt, que participa de conversas interativas. No decorrer da semana, serão realizadas outras atividades, como a ‘Arena Jovem’, agendada para a tarde de sexta-feira (26) e manhã de sábado. Destinada a adolescentes, a atividade contará com apresentações de street dance, oficina de grafitagem e de quadrinhos.

Dificuldades superadas

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto, afirmou que, “lançada em solo fértil em 2008, a Feira do Livro cresceu e deu frutos, mas afirmou que a permanência do evento, para os próximos anos, depende do envolvimento da sociedade”. Ele falou das dificuldades para garantir a realização da Feira do Livro. “As instituições, públicas e privadas, ainda não perceberam a importância regional nas áreas da educação e da cultura. Mais uma vez superamos os obstáculos, as entidades parceiras vão apresentar mais um excelente evento para a comunidade e as portas estão abertas a todos”.

Na abertura oficial, na terça-feira, houve performance do cordelista Kitute de Licinho, que interpretou obras do professor Luciano Ferreira, do município de Coração de Maria, e show com Xangai. A solenidade contou com a presença do vice-reitor da Uefs, Genival Corrêa, da pró-reitora de Extensão, Maria Helena Besnosik, da coordenadora da Feira e professora da Uefs, Anna Cristina Gonçalves, do secretário de Esporte, Cultura e Lazer do município, Jailton Batista, de Maria Tereza Cerqueira, representante do Sesc, entidade parceira na realização da Feira, e de Mário Leal, que representou a Direc 02. Dois dos primeiros colaboradores do evento também estiveram presentes, o professor José Raimundo Pereira de Azevêdo e o arcebispo metropolitano, Dom Itamar Vian.