Um ambiente diversificado em que a leitura se destaca como a interseção que une, motiva e desperta o imaginário. Nos corredores e estandes, crianças e adultos se misturam em busca do que os livros são capazes de proporcionar. Assim pode ser descrito o ambiente da 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultura, iniciado na terça-feira passada (23) e que prossegue até domingo (28) na Praça João Barbosa de Carvalho, a ‘Praça do Fórum’, em Feira de Santana.

O público presente pode participar de diversas atividades como contação de histórias, palestras, apresentações culturais e muito aprendizado com as atividades desenvolvidas em conjunto pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Direc 2, secretarias de Educação do Estado e do Município, Arquidiocese de Feira de Santana, Sesc e Fundação Egberto Costa.

Os serviços oferecidos, bem como o público que visita os estandes, superaram as melhores expectativas. A professora da Uefs Anna Cristina Gonçalves, coordenadora-geral da 7ª Feira do Livro, informou que também cresceu o número de visitantes de outros municípios, inclusive alunos de estabelecimentos de ensino que não se cadastraram previamente, “mas que são bem vindos”.

Inserção

O garoto Anderson Santos, de 9 anos, disse que nunca viu nada parecido e que gostou muito da programação. Já a professora dele, Adriane Leile, chamou atenção para o trabalho de inserção dos jovens no mundo da leitura. “Trazê-los para este espaço é uma forma de incentivar a buscar do conhecimento através dos livros. Muitos estudantes se identificaram com as histórias que ouviram aqui. Com a leitura, conseguimos despertar sonhos”, finalizou.

A feira também é uma oportunidade de promover encontros entre leitores e escritores. Foi o que aconteceu com o autor Luiz Ruffato, que recebeu o público para um bate-papo na quarta-feira (24). “Todo evento que tem como objetivo fazer circular idéias, tem que ser incentivado. Precisamos estimular o hábito da leitura. Depois desse encontro, não importa se as pessoas vão procurar os meus livros. Quero que elas saiam daqui e busquem algum livro. Isso vai me deixar feliz”, garantiu.

Até domingo o público terá acesso a muitas atividades como as que estão previstas para a Arena Jovem, novidade desta edição da Feira do Livro. Apresentações de street dance, oficina de grafitagem e de quadrinhos acontecem neste espaço na tarde de sexta-feira (26) e manhã do sábado (27). Também estão previstos lançamento de livros, recitais e apresentações musicais com artistas da terra como Timbaúba e Cescé.