Uma comitiva com representantes do Ministério da Educação de Moçambique visitou, nesta sexta-feira (5), a sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Eles participaram de reunião com o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, sobre as estratégias de estruturação e implantação da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, que é atualmente a segunda do país, conforme dados do Censo de 2013 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Pela tarde, a comitiva visitou o Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, no bairro de Mussurunga, para conhecer as experiências na prática. Joaquim Ernesto Matavele, diretor de Administração das Qualificações, do Ministério da Educação de Moçambique, destacou a importância da visita.

“A Educação Profissional é um componente forte para o desenvolvimento. Viemos aqui para aprender mais e levar as experiências para melhorar o desempenho das instituições de ensino de Educação Profissional em Moçambique, a partir do trabalho desenvolvido tanto na gestão quanto na execução do processo no Brasil, em especial na Bahia”, disse Matavele.

Referência

Ivonita Alves, coordenadora de projetos especiais do Instituto Federal da Bahia (Ifba), escolhido pelo MEC para cursos de formação continuada de gestores e professores em educação profissional, científica e tecnológica do Centro de Cooperação Brasil-África em Educação Profissional e Tecnológica, ressaltou que a Educação Profissional na Bahia é referência para países do exterior.

Almerico Lima também destacou a importância da Cooperação Internacional Brasil-África em Educação Profissional e Tecnológica. “A Bahia tem estabelecido relações bilaterais com países africanos de língua portuguesa. Além da língua, temos nossas raízes culturais na África e um passado colonial comum. Existe muito o que aprender e ensinar em termos de educação profissional”.

Formação

A realização do curso oferecido pelo Ifba envolve Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A ação foi negociada entre os dirigentes de cada país durante a oficina de planejamento do Centro de Cooperação Brasil-África em Educação Profissional e Tecnológica, realizada em novembro de 2013.

Em junho, foi concluída a primeira turma do curso de formação, com 62 professores e gestores da África. O curso teve duração de três meses e foi estruturado com oficinas e módulos de ensino, tendo como temas políticas públicas para educação profissional, desenvolvimento sustentável e fundamentos da avaliação, entre outros.