Com o objetivo de formar professores da rede estadual para o uso da plataforma Khan Academy, recurso on-line interativo para o ensino e a aprendizagem da matemática, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta terça-feira (9), palestra com coordenadores pedagógicos e formadores da plataforma, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, com retransmissão por meio de videoconferência para as 33 Diretorias Regionais de Educação da Bahia (Direc). O projeto busca alternativas que mobilizem e incentivem os estudantes dentro de uma metodologia digital.
A coordenadora do programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), Daday Sales, destacou a importância de disponibilizar uma ferramenta que atraia, ainda mais, o aluno para o campo do aprendizado. “A nossa intenção é inserir, no contexto do ensino de matemática, mais estratégias que favoreçam o estudante. Queremos promover sempre a qualidade deste ensino e que, dentro da sala de aula ou fora dela, o seu desempenho melhore”. 
Durante a palestra, foram apresentados aos participantes o ambiente virtual e a navegabilidade da plataforma. “A nossa intenção é que o professor saiba como usar a ferramenta no dia a dia. Por isso, mostramos a visão do usuário e a visão do tutor. Também ensinamos a criar uma turma na plataforma e qual a melhor forma para desenvolver atividades com os estudantes”, explica a representante da Fundação Lemann, idealizadora da plataforma, Mariana Cajado.
Ações estruturantes

A iniciativa está alinhada a projetos estruturantes já desenvolvidos pela Secretaria da Educação, a exemplo do Gestar, que contribui para melhorar o aprendizado de língua portuguesa e matemática, e do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A plataforma dispõe de mais de 300 mil exercícios, trabalhando de forma interativa e adaptativa, de acordo com o domínio do estudante em relação aos conteúdos. 
No espaço, são realizados cerca de quatro milhões de exercício por dia. No Brasil, a Khan Academy já possui mais de 700 mil usuários, que podem acessar tanto em sala de aula quanto em qualquer computador por meio do site da plataforma. O diferencial é que, se aplicado na escola, o professor pode indicar exercícios e acompanhar, por turma, o desempenho dos alunos.