A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, neste mês, a etapa regional dos projetos estruturantes nas áreas de arte e cultura em todas as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). Os projetos, que já passaram pela etapa escolar, inovam nas práticas curriculares e incentivam o protagonismo juvenil nos estudantes da rede estadual de ensino.

Entre as iniciativas se destacam o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove). A etapa estadual final acontece de 28 a 30 de outubro, no ‘3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciências, esporte e cultura’, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Com 17 escolas participantes, a Diretoria Regional de Educação de Caetité (Direc 24) realizará a culminância de 8 a 12 próximo. O TAL acontecerá no dia 11, às 19h30, no Anfiteatro da Praça da Catedral da cidade. Já o Face será no dia 12, no mesmo horário e local.

As obras do AVE estarão em exposição no Auditório da Direc 24, entre 9 e 12 de setembro (das 8 às 12h e 14 às 17h). Já os trabalhos do Prove serão apresentados no dia 11, às 14h, no Auditório do Centro Territorial de Educação Profissional (Ceep) do Sertão Produtivo. No mesmo local, acontecerá a exposição dos álbuns produzidos para o EPA, no dia 12, às 8h30.

Evento para a cidade

“Tivemos grande repercussão por realizar, no ano passado, o Face e o TAL na praça pública da cidade. Tornou-se um evento para a cidade e deu a oportunidade de os estudantes se apresentarem para um público maior”, destacou a diretora da Direc 24, Anailde da Silva.

Uma das participantes deste ano é a estudante do 3º ano, Jéssica Brito, do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, em Caetité, que participa do TAL com o texto intitulado ‘A Última Carta’. Ela disse que a obra é baseada na Segunda Guerra Mundial. “Escrevi em primeira pessoa como se estivesse vivenciado a época. É um momento importante que me chamou muito a atenção nas aulas de história”.

A aluna também cita a oportunidade de participar do projeto. “Estou muito satisfeita em ter a chance de expor meu trabalho. A escola fica muito mais interessante com esses projetos”.

Etapa regional

Em Salvador, a Direc 1 realiza a etapa regional de todos os projetos no dia 16 deste mês, a partir das 8h, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro de Caixa D’Água. O estudante do 2º ano do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe I, Adson Araújo, fala da música ‘Meu Bem’, que compôs para o Face. “Decidi participar pela chance de me apresentar num grande evento. Além disso, a oportunidade me fez gostar mais deste lado musical. Me interessei por aprender a tocar violão”.

Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os projetos estruturantes nas áreas de arte e cultura visam dinamizar a escola e promover o protagonismo juvenil. Envolvendo música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte, os projetos constituem um diferencial para a educação na Bahia. Anualmente os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e realizam releitura do patrimônio regional.