Sete projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (Ceep), em Feira de Santana, e de suas unidades anexas, situadas nos municípios de Candeias e Livramento de Nossa Senhora, foram selecionados para participar do IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Senept). O evento será realizado de 15 a 17 de setembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), na cidade de Belo Horizonte.

Este ano, a iniciativa traz como tema ‘50 anos do golpe civil-militar e 29 anos de redemocratização: caminhos e descaminhos da educação profissional e tecnológica’. O objetivo é propiciar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes que se dedicam às questões relativas à ciência, tecnologia, educação científica, tecnológica e profissional de todo o país.

Entre os projetos que serão apresentados, estão: ‘A Importância da Logística da Década de 80’, do curso técnico em Logística; ‘A educação técnica profissional no Brasil e a contribuição das políticas públicas’ e ‘o negro, a educação profissional e o trabalho’, ambos do curso técnico em Mineração; e ‘Da sala de aula ao espaço da oficina – aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir!’, do curso técnico em Manutenção Automotiva. Também foi selecionado o projeto elaborado pelo professor Evaldo de Oliveira Moraes intitulado ‘A pesquisa como mina do saber e fonte do sabor em ambientes de aprendizagem do Ceep Áureo de Oliveira Filho’.

Livramento e Candeias

Da unidade anexa, situada no município de Livramento de Nossa Senhora, será apresentada pelos professores Alexandre Custódio e Edite Caires, do curso técnico em
Mineração, a pesquisa ‘Reflexões sobre as políticas públicas para a educação profissional no interior do estado da Bahia’. Já do outro anexo, localizado em Candeias, será apresentado o projeto ‘Resgate histórico, identidade cultural e projeto de vida: novos itinerários para a formação profissional’, de autoria dos professores Cleberson Alves, Tais Almeida e Lucia machado, do curso Segurança do Trabalho e Mecânica.

Claudenir Moreira, diretor do Ceep Áureo Filho, afirma que a participação no evento fortalece o trabalho realizado. “Nós nos sentimos fortalecidos com o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos junto à equipe, além de termos a confirmação dos valores e referenciais de uma educação profissional que atende aos anseios e às necessidades da sociedade, embasada numa concepção pedagógica diferenciada oferecida pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia”, disse.

Enriquecimento da formação

Hebert Rodrigues da Silva, estudante do curso técnico em Manutenção Automotiva e um dos autores do projeto ‘Da sala de aula ao espaço da oficina – aproximando a escola da empresa e associando o educar ao produzir’, comenta que a experiência veio a enriquecer sua formação. “O centro nos traz grandes oportunidades, e participar de um evento nacional é uma delas, pois terei a chance de me desenvolver profissionalmente e pessoalmente, com diferencial e enriquecendo meu currículo ao trocar experiências com os técnicos e profissionais presentes, participando das palestras e oficinas”.

O professor Evaldo Moraes, um dos orientadores, destaca a importância da iniciação científica no processo de ensino e de aprendizagem. “Mergulhados no universo da pesquisa, nossos estudantes são despertados e estimulados a desenvolver a produção científica na busca de projetos inovadores, que modificarão a sua visão de mundo, oportunizando obter relevantes mudanças em seus currículos”.