Os resultados exitosos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foram divulgados nesta sexta-feira (5), no auditório do órgão, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, durante o II Seminário de Apresentação dos Resultados da Aplicação dos Testes Cognitivos de Entrada da 7ª Etapa do Topa.

“O Topa resgata a cidadania. O alfabetizado de hoje teve o seu direito de aprender negado há décadas. Por meio do programa, a Bahia está reparando essa situação e contribuindo para os avanços nacionais no que se refere ao combate do analfabetismo no país”, disse o secretário da educação, Osvaldo Barreto.

No evento, foram anunciados os resultados dos testes realizados pelo Instituto Paulo Freire, com os alfabetizandos do programa, para conhecer mais de perto as proficiências da língua portuguesa e da matemática. Na ocasião, também foi possível refletir sobre os novos desafios para a próxima etapa do Topa.

Teste cognitivo

A partir dos descritores de língua portuguesa e matemática, o teste cognitivo constatou mais de 70% de acertos nas questões referentes à localização de uma informação explícita em uma sentença ou em um texto; leitura de palavras silenciosamente, processando o significado; e diferenciação de letras de outros sinais gráficos. Em matemática, os acertos de 70% a 85% recaíram sobre questões como a realização de contagens de pequenas quantidades; resolução de operações de subtração de números naturais; e leitura de números naturais de dois a quatro algarismos.

Segundo o educador Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire, o Topa já alfabetizou mais de 1,3 milhão de baianos e reúne mais 160 mil alfabetizandos nesta 7ª etapa. “O Topa vai muito além dos números, que já são impressionantes. O programa mexeu com a vida das pessoas, com a autoestima, com as suas relações sociais e humanas. E, sobretudo, está contribuindo para uma nova concepção de alfabetização no país, que é a de valorizar o idoso e a população da zona rural”.

Reflexão e diálogo

A coordenadora geral do Topa, Elenir Alves, destacou no seminário o diálogo que a Secretaria da Educação do Estado vem mantendo com o Ministério da Educação (MEC), no sentido de fortalecer o programa, bem como de mostrar a exitosa experiência baiana para todo o país.

O coordenador geral do Programa Brasil Alfabetizado do MEC, Antônio Lírio, reconhece a Bahia como um dos estados que mais contribuem para a erradicação do analfabetismo no país, por meio do Topa. “É excelente o trabalho que é desenvolvido em parceria com o Instituto Paulo Freire”.