Equipar unidades públicas de ensino com áreas esportivas que proporcionem lazer e melhorem a autoestima dos profissionais da educação, estudantes e familiares. Com esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, anunciou a construção de 170 quadras de esportes em diversos municípios baianos.

Na tarde de terça-feira (23), o secretário Osvaldo Barreto esteve no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul, onde assinou ordem de serviço para início imediato da construção de 13 quadras esportivas na região, com prazo de conclusão em três meses.

Na ocasião, foi inaugurado o Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto, no distrito de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa, e lançado um projeto na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para oferecer condições a 13 escolas da região de utilizar a intranet. No total, 132 unidades de ensino na Bahia serão atendidas com esse projeto. "Isso vai possibilitar ao professorado e alunos a utilização de dispositivos móveis para receber conteúdos educacionais, aulas, entre outros materiais pedagógicos”, explicou o secretário.

Outra novidade, desta vez em parceria com a Oi Telefonia, irá modernizar a comunicação das Direcs de Ilhéus, Itabuna, na região sul, Eunápolis e Teixeira de Freitas, no extremo. Segundo ainda Barreto, "serão colocadas fibras óticas para permitir telefonia de melhor qualidade, além de internet mais veloz e estável e com uma banda também maior". Representantes de Diretorias Regionais de Educação (Direc) e de 22 escolas públicas estaduais da região sul do estado também participaram do evento em Teixeira de Freitas.