A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), campus Edgard Santos, em Barreiras, entra em uma nova fase. Doze novos cursos passam a ser oferecidos nas cidades-sede da instituição –  engenharia de produção, medicina, farmácia, nutrição, engenharia de biotecnologia, história, engenharia mecânica, agronomia, medicina veterinária, publicidade e propaganda, engenharia elétrica e artes visuais.

O evento de abertura do semestre letivo, que marcou o início da implantação dos novos cursos, foi realizado na manhã desta terça-feira (9), com a presença do governador Jaques Wagner, da reitora da universidade, Iracema Vefloso, e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, e dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, da Educação, Osvaldo Barreto. Juntos, eles visitaram a biblioteca e laboratórios instalados no campus.

De acordo com o governador, a criação da Ufob, que passa a dispor de 29 cursos, significa esperança, desenvolvimento e conhecimento. “Não tenho dúvida ao afirmar que a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que já nasce do tamanho que considero grande, é um centro de saber, um centro difusor de idéias. Tenho orgulho de fazer parte de um projeto político que nos últimos 12 anos trouxe cinco universidades federais para a Bahia”.

A reitora explicou que a Ufob foi desmembrada de um campus avançado da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que já tinha 17 cursos. A intenção, segundo ela, “é oportunizar aos estudantes egressos da escola pública de cada município-sede e das regiões circunvizinhas, o acesso à nossa universidade, que já começou com 50% das vagas ocupadas por egressos de escolas públicas”. Ainda de acordo Iracema Veleso, 51% dos estudantes do curso de farmácia (45 vagas) são de Barreiras e 68%, de outras localidades do oeste baiano. O curso de nutrição (45 vagas) tem 70% dos alunos da região e 62,5% de Barreiras.

No curso de história (45 vagas) 75% dos alunos são oriundos de unidades de ensino da região e 70% de Barreiras. “Estamos conseguindo acolher os estudantes da região”. No total, a Ufob dispõe de 17 cursos distribuídos em Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Barra e Luis Eduardo Magalhães.

Conquista

Moradora de Cotegipe, Deyse Câmara, 19 anos, é uma das acadêmicas que concluíram o ensino médio em escola pública e hoje realiza o sonho de cursar medicina. “Estou muito feliz por esta possibilidade de poder estudar perto de casa. Meu pai é funcionário da prefeitura e minha mãe é dona de casa e cursar medicina é uma grande conquista para mim. Trouxe muita esperança para esta região, uma conquista do nosso povo”.

A jovem foi ao evento na Ufob acompanhada dos pais, que não conseguiam esconder o orgulho de ter a filha entre os alunos de um dos cursos, historicamente, mais concorridos do país. Ela também informou que o percurso entre Cotegipe e Barreiras dura menos de duas horas.

Ponte

Para promover mais segurança e agilidade no acesso de estudantes e colaboradores da Ufob, o Governo do Estado construiu no último ano, uma ponte de concreto na Estrada do Barrocão. Localizada sobre o Rio de Ondas, a ponte tem 70 metros de extensão e é passagem obrigatória para quem chega ao campus partindo de Barreiras.

Mas, não foi apenas a comunidade acadêmica beneficiada com o investimento. Moradores da região e turistas que procuram as águas calmas e cristalinas do Rio de Ondas também estão satisfeitos.

O militar da reserva, Nesinho Sousa Dias, que tem uma chácara no povoado de Conquista, próximo à Ufob, trafega quase diariamente pela ponte utilizando bicicleta. Segundo ele, nos últimos anos, obras de infraestrutura valorizaram a região. “Melhorou tudo. Quando comecei a rodar por aqui, quando não era na coaca [poeira], era na lama. Hoje, nós estamos com asfalto, ponte e iluminação. É alegria e satisfação muito grande para nós. Já temos aqui a universidade, o aeroporto e cada dia vai melhorar ainda mais para nós”.

Presídio

Após participar do evento na Ufob, o governador, acompanhado do secretário estadual de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, visitou o Centro de Detenção Provisória de Barreiras, que está com as obras 80% concluídas e previsão de entrega para ainda este ano.