A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realiza, nestas quinta e sexta-feira (25 e 26), no Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da Bahia, a III Feira Nacional de Matemática. O evento, gratuito e aberto ao público, é fruto de parceria entre universidade, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem).

A Feira de Matemática vai contar com estandes de trabalhos nas modalidades ‘Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras Disciplinas’, ‘Matemática Pura’ e ‘Materiais e/ou Jogos Didáticos’. Devem participar, como expositores, estudantes matriculados na educação básica – educação infantil, ensino fundamental e médio -, educação superior, educação especial e professores de instituições das redes públicas e privadas.

Programação e premiações

A programação do evento reserva ainda encontros, atividades culturais e premiação. Todos os expositores serão premiados com medalhas e troféus. As 20 melhores equipes do ensino médio serão laureadas com 40 bolsas de Iniciação científica júnior, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As Feiras de Matemática consistem em iniciativas educativas, científicas e culturais, que buscam aliar vivências e experiências, e promover o intercâmbio entre estudantes, professores e demais interessados pela área. Mais informações no site da Uneb.