Em continuidade às videoconferências ‘De Olho no Enem’, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza uma nova edição da série nesta quarta-feira (10), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com retransmissão para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc). Desta vez, o evento, que se apresenta como mais um canal de aprendizado para os estudantes da rede pública estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terá como foco a área das ciências humanas. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro.
Durante todo o dia, os participantes terão aulas de história, geografia, filosofia e sociologia. “Será um momento para os estudantes voltarem o seu olhar para o desenvolvimento e fortalecimento dos conteúdos, observando as dificuldades e procurando se debruçar nelas, promovendo, assim, um autogerenciamento de seus estudos”, afirma Valuza Saraiva, coordenadora do Pacto Ensino Médio, projeto da Secretaria da Educação que valoriza a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos, contribuindo para uma melhor qualidade nesta etapa da escolaridade.

Conteúdos On Line

A série é constituída por quatro videoconferências – a primeira foi realizada em agosto. Cada encontro conta com um grupo de professores, de diferentes eixos curriculares, organizados por áreas do conhecimento. Além dessa atividade, a Secretaria da Educação disponibiliza a página De Olho no Enem, no Portal da Educação, com conteúdos que colaboram com a melhor preparação dos estudantes para o exame. São mais de três mil conteúdos digitais educacionais, aulas de revisão, cadernos de estudo, vídeos, jogos, animações, sites de temáticas transversais e o simulado Geekie.

O Enem funciona como um mecanismo de acesso ao ensino superior, possibilitando ao estudante o acesso às universidades públicas, federais e estaduais, por meio do Sistema Informatizado do Ministério da Educação (Sisu); o direito a bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas de educação superior, por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni); a bolsas de estudo com oportunidade de intercâmbio em universidades estrangeiras, através do Programa Ciência sem Fronteira; a cursos técnicos gratuitos, por meio do SisuTec/Pronatec; e à certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que não tenham concluído esta etapa.