Modalidade de destaque no cenário esportivo baiano, atletas, técnicos e dirigentes do boxe estiveram nesta terça-feira (9) na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para agradecer o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), à categoria.

O presidente da Federação de Boxe do Estado da Bahia, Joílson Santana, apresentou os resultados obtidos pela Bahia no Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico, disputado em agosto em São Paulo e Mato Grosso do Sul, quando a Bahia sagrou-se campeã nas categorias cadete e elite masculino e vice-campeã nas categorias adulto e juvenil feminina e juvenil masculina.

“A Bahia é um celeiro de atletas de ponta. Prova disso é que, atualmente, temos quatro atletas baianos na seleção brasileira de boxe: Adriana Araújo, Robenilson de Jesus, Robson Conceição e Everton Lopes. Eles estão em Cuba se preparando para uma série de campeonatos, que culmina com a disputa das Olimpíadas 2016” explica.

Além desses quatro atletas, o Governo do Estado apoia, por meio do Bolsa Esporte, mais 19 atletas do boxe, totalizando 23 beneficiados. A Sudesb também arca com as passagens dos atletas para as competições.

Resultados positivos

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, parabenizou os atletas e prometeu um maior apoio à categoria. “O boxe e o judô são modalidades apoiadas pelo Governo da Bahia que mais dão resultados positivos, e de forma rápida”, sinalizou.

De acordo com o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado, o boxe é uma das modalidades que será contemplada com o projeto Bahia Olímpica, com vistas às Olimpíadas 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. “Especificamente para o boxe, o projeto deve contemplar a infraestrutura para treinamento, equipe técnica, apoio financeiro e apoio estrutural para a Federação”.