Os nadadores baianos Izaac Júnior e Guilherme Neves conquistaram medalhas de ouro e bronze nos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa de 12 a 14 anos, que acontece na cidade de Londrina, no Paraná. No final de semana, Izac, do Colégio Integral, de Salvador, ganhou nos 400 metros medley, com o tempo de 4m10s17; e Guilherme, do Colégio Salesiano, também da capital, ficou em terceiro lugar nos 50 metros peito, com o tempo de 31s64.

No judô, quatro atletas também conquistaram medalhas, sendo quatro de bronze, três no masculino e um no feminino. Foram ao pódio Gabriel Alves (categoria meio-pesado), da escola Euricles de Matos, em Salvador. Lucas Turqueti (pesado), do colégio Sartre COC, de Lauro de Freitas, Arnou Netto (meio-médio), da escola João Calvino, de Canavieiras, no extremo sul do estado, e Gabrielle Santos (meio-leve), da escola Regis Pacheco, de Jequié, no centro sul.

A competição é realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), que promoveu as seletivas estaduais – torneio classificatório – e está apoiando, com passagens aéreas, a presença dos classificados nesta fase final.

Diante de muita expectativa entre os baianos, Izaac chegou à final da competição com o melhor tempo da prova. Em 2013, nos Jogos Escolares de Natal (RN), ele conquistou a medalha de bronze. Agora, com o ouro, o atleta conquistou índice para disputar a sul-Americana, este ano, em Sergipe. "Emoção inexplicável. Senti um pouco de dificuldade nos últimos 100 metros, mas dei o máximo de mim para ganhar o ouro para a Bahia".

Nos últimos anos, a natação baiana tem evoluído muito. Em 2013, a equipe baiana conseguiu ainda um feito histórico nos Jogos Escolares. Além de somar quatro medalhas na natação – uma de ouro, uma prata e duas de bronze -, a Bahia participou de 13 finais na piscina. Recorde e algo histórico na categoria de 12 a 14 anos nessa competição.

Judô

Para o técnico da equipe baiana de judô nos Jogos Escolares, Thiago Fraga, os resultados representam o trabalho que a equipe começou há três anos. “É a primeira vez que a Bahia conquista quatro medalhas no judô nos Jogos Escolares da Juventude.

Os resultados mostraram o crescimento da modalidade no estado. Agora, com o Centro Pan-Americano de Judô, também seremos referência na América Latina. “Estamos confiantes que mais investimentos serão implantados para a formação desses atletas”. A Bahia participa dos Jogos em seis modalidades individuais – atletismo, xadrez, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica e judô. No atletismo, duas atletas chegaram à final dos mil metros rasos.