O ginásio do Instituto Social da Bahia, no bairro de Ondina, em Salvador, recebe neste domingo (28), a partir das 9h, o 2ª Bahia Open Internacional de Jiu-Jitsu Esportivo, promovido pela Confederação de Jiu-Jitsu Esportivo e Federação Baiana de Jiu-Jitsu, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).

Cerca de 300 atletas brasileiros e estrangeiros estarão em disputa em todas as categorias de peso (Galo, Pluma, Pena, Leve, Médio, Meio-Pesado, Pesado, Super-Pesado e Pesadíssimo), masculino e feminino, da faixa branca à faixa preta. O campeonato será aberto a todos os atletas e equipes.

Na primeira edição, em 2012, foram destaques os atletas baianos Djalma Castro, que trouxe o título de campeão da categoria Adulto Faixa Marrom Pena, Ingrid Fahning, segunda colocação na categoria Adulto Faixa Branca Pena e Mailson Almeida, terceiro colocado na categoria Adulto Faixa Branca Pena.

Para o presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu, o sensei Ricardo Carvalho, a competição é a uma oportunidade de o atleta participar de eventos nacionais e internacionais, que acontece por meio de inscrição. Os cinco primeiros classificados vão estar no mundial de 2015 da CBJJE.