Na sexta-feira (19) e no sábado (20), a Federação Baiana de Tênis de Mesa (FBTM) promove o Circuito Bahia de Tênis de Mesa, etapa de Valença. O evento – que é gratuito e aberto ao público – vai reunir atletas amadores e profissionais de alto rendimento de vários municípios e será realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

O workshop “Formação técnica em tênis”, com o técnico da Seleção Baiana de Tênis de Mesa, Maurício Moreira, abrirá as atividades na sexta, às 16h, no salão da AABB. No sábado (20), a partir de 8h, a quadra vai ser ocupada por amadores e profissionais. De acordo com o presidente da FBTM, Paulo Carneiro, no torneio para iniciantes, qualquer pessoa poderá participar, basta ir ao local do evento e realizar a inscrição.

Para os atletas profissionais, as disputas começarão a partir de 9h, de acordo com a idade e o nível técnico. Será desta leva que a FBTM pretende escolher dois atletas baianos – um masculino e um feminino – para participar no ano que vem das seletivas para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.

Entre os destaques masculinos estão o itororoense, tricampeão do Circuito Baiano, melhor do Nordeste em sua categoria (Rating A) e 4º do Brasil na categoria juventude, Rafael Rocha; e, o também itororoense, Gimaézio Carvalho, 3º colocado no Rating A. Pelo feminino, há a camaçariense Joice Tavares (Rating B), ganhadora do bronze nos Jogos Escolares da Juventude em Belém (PA) no passado.

O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), terá a participação de cerca de 120. Além de Valença, o circuito percorreu as cidades de Salvador, Simões Filho, Serrinha, Alagoinhas e Camaçari e ainda passará pelos municípios de Itabuna, Feira de Santana e Lauro de Freitas.