Primeiro hospital do Brasil implantado e operado via Parceria Público-Privada (PPP) e referência internacional no setor, o Hospital do Subúrbio vem chamando cada vez mais a atenção de gestores públicos do Governo Federal, de estados e municípios brasileiros. Desta vez, o hospital recebeu a visita de representantes de unidades de PPP das três esferas de governo que estiveram em Salvador para participar do seminário ‘PPP: Resultados e Perspectivas’. Divididos em grupos, os visitantes passaram os últimos dias 4 e 5 conhecendo as instalações e o bem sucedido modelo de gestão da unidade.
O seminário foi realizado pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), por meio da Secretaria-Executiva de PPP, em parceria com a Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) e o International Finance Corporation (IFC). O evento reuniu na Arena Fonte Nova, nos dias 2 e 3 de setembro, profissionais com experiência em gestão de parceria público-privada do Brasil e do Mundo. No dia 4, no mesmo local, aconteceu a primeira reunião da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das PPPs no Brasil, destinada a promover a interação e a troca de experiências e fomentar no país o desenvolvimento das parcerias público-privadas.

Demanda
“A visita ao Hospital do Subúrbio atende a uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que solicitou um estudo para transformar um hospital público numa PPP. Vim ver como funciona esse projeto, porque sabemos que é uma unidade de grande sucesso”, contou a assessora da Secretaria Especial de Concessões e PPP da cidade do Rio de Janeiro, Mariana Esteves.
O coordenador de PPP de Sorocaba (SP), Wilson Roberto Soares, disse que o município paulista possui dois projetos em elaboração. Um deles é um hospital de 200 leitos, que já está em fase de consulta pública. “A intenção é que esse projeto seja licitado ainda este ano. E essa foi a motivação para vir conhecer o Hospital do Subúrbio. A impressão foi muito boa, como eu esperava. O corredor vazio, tudo funcionando direito”.
Já o chefe da Divisão de Contratos e Convênios da Aeronáutica, coronel intendente Ricardo Netto, disse que a força tem interesse em lançar um projeto na área de saúde, além de outras iniciativas em PPP. Segundo o presidente da Prodal Saúde – concessionária responsável pela gestão do hospital -, Jorge Oliveira, a unidade tem recebido visitas constantes de diversas instituições, governos estaduais e municipais e também de ministérios, com o objetivo de conhecer o modelo.
Referência nacional

O Hospital do Subúrbio (HS) tem se afirmado como referência internacional. Em 2012, foi considerada uma das iniciativas mais inovadoras do mundo pela conceituada consultoria KPMG. A unidade iniciou o atendimento à população baiana em setembro de 2010. O hospital, que beneficia cerca de um milhão de habitantes de todo o subúrbio, além de outros bairros de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), possui 373 leitos e é destinado ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, urgências e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas. Inclui também neurocirurgia e endoscopia digestiva, centro de bioimagem com tomógrafo, ultrassonografia e ressonância magnética, entre outros serviços.
O governo baiano conta com outras iniciativas de PPP na área de saúde. A mais recente, em fase de licitação, é a de Diagnóstico por Imagem (Telemedicina), que visa modernizar o serviço nos hospitais ligados ao Estado. Outro contrato nesta área é o do Instituto Couto Maia, em Salvador, voltado para doenças infecciosas, com obras em andamento. Iniciadas em 2007, os contratos de operação via PPP na Bahia incluem ainda o Emissário Submarino de Jaguaribe, a Arena Fonte Nova e o Metrô Salvador-Lauro de Freitas.