Com 160 participantes de toda a Bahia, o curso ‘Disseminadores de Educação Fiscal’, que teve início no último dia 15 e prossegue até 21 de novembro, está formando uma nova turma para a rede de disseminadores que ajudará a levar, às salas de aula e outros ambientes de aprendizado, conceitos como a função social dos tributos e a gestão democrática dos recursos públicos.

O curso tem a participação de professores das redes pública e privada, servidores federais, estaduais e municipais, estudantes universitários e membros de entidades da sociedade civil organizada. A iniciativa é uma promoção da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e, na Bahia, acontece em parceria com as secretarias da Educação e da Fazenda (Sefaz-Ba), que coordena o programa no estado. Com turmas formadas em diversos estados, o objetivo da capacitação é fortalecer a rede que desenvolve ações para disseminação do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

Segundo o coordenador do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Sefaz-Ba, Antônio Carlos Santos Costa, a demanda pelo curso na Bahia foi além das expectativas. "Tivemos mais de mil inscritos neste ano. Os candidatos que não foram contemplados integram um banco de dados para formação de futuras turmas. Caso haja desistência, as vagas remanescentes serão preenchidas".

Módulos

O curso é dividido em cinco módulos temáticos: ‘Educação fiscal no contexto social’, ‘Relação estado e sociedade’, ‘Função social dos tributos’, ‘Gestão democrática dos recursos públicos’ e ‘Elaboração de um projeto pedagógico ou um plano de ação’. Na realização das atividades online, o aluno conta com o apoio de um tutor para esclarecimento de dúvidas, fomentação de debates nos fóruns, acompanhamento da aprendizagem, manutenção da motivação, estímulo à troca de experiências e interatividade entre os participantes.