Para revelar a baianos e turistas o potencial da Bahia no cenário nacional de pedras preciosas, o Centro Gemológico da Bahia (CGB) abre as suas portas e realiza a 1ª Mostra de Pedras Preciosas e Artesanato Mineral. O evento acontece entre esta quinta-feira (18) e dia 30 deste mês, das 9h às 18h, na sede do CGB, no bairro do Santo Antônio (Centro Histórico).

Na exposição, poderão ser vistas pedras como esmeralda, rubi, safira, ametista, água-marinha, topázio e quartzo rutilado, dentre outras. “Só para se ter uma ideia da nossa importância nesse setor, a Bahia é o segundo maior produtor de esmeraldas do país, ficando atrás apenas de Goiás”, diz Monica Correa, coordenadora do Centro Gemológico da Bahia.

A mostra terá a participação de 20 artesãos das cidades de Campo Formoso, Jacobina, Novo Horizonte, Macaúbas e Itambé, além do distrito de Abóboras (Jaguarari). Eles vão expor e comercializar seus trabalhos feitos em mármore (bege Bahia e azul Bahia), biotita, pedra-sabão, granito e argila. O evento contará ainda com a presença de quinze ourives, formados pelo curso de joalheria básica do Senai, que vão mostrar as jóias fabricadas por eles. “O mercado de jóias e pedras preciosas no estado é bastante significativo, gerando cerca de 3 mil empregos diretos”, afirma Monica.

CGB

Fundado em 1995 e ligado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), o CGB conta com laboratório gemológico e equipamentos de precisão, emitindo laudos, pareceres e certificados de autenticidade das gemas. O centro também promove cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, além de manter programas permanentes para o desenvolvimento do setor de gemas e joias.

A instituição é integrante da Rede IBGM credenciada pela Confédération International de la Bijouterie, Joaillerie, Orfèvrierie des Diamantes, Perles et Pierres – entidade internacional reguladora do segmento joalheiro no mundo.