Aproveitar o potencial de consumo e desenvolver o mercado da Bahia e da região Nordeste. Esse é o objetivo de novas indústrias que vêm se instalando no estado, como a fábrica do Grupo Boticário, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), inaugurada nesta terça-feira (16), em cerimônia com a presença do governador Jaques Wagner e de representantes da empresa, e que vai gerar, até o fim deste ano, 390 empregos diretos.

A planta da fábrica recebeu cerca de R$ 380 milhões em investimentos e vai movimentar a economia local e do estado como um todo, com a capacidade de produzir até 150 milhões de itens por ano, o que representa uma expansão de 50% na produção atual do grupo.

Durante o evento, o governador Jaques Wagner afirmou que a indústria é resultado de esforços para a atração de grandes investimentos, “mas também da crença que temos na mão de obra baiana. Apoiamos esse projeto também, porque acreditamos no compromisso desse grupo com os trabalhadores dessa fábrica, que muito me orgulham pela qualidade do serviço que oferecem. Não tenho dúvidas de que serão homens e mulheres empenhados no desenvolvimento dessa empresa".

De acordo com o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, a Bahia tem grande potencial de crescimento e uma localização estratégica para a distribuição dos produtos. "A produção do estado vai diminuir em quatro dias a entrega dos produtos para regiões mais distantes e permitirá atender, com maior eficiência e fluidez, os nossos parceiros. Mas também olhamos à frente e esperamos atender, com a fábrica, a demanda do mercado pelos próximos 10 anos".

Para a produção, foram instalados equipamentos automatizados de última geração que realizam o envase, transporte e organização da produção de 12 linhas de perfumarias e nove de cuidados pessoais. Segundo o diretor executivo de Operações do Grupo, Giuseppe Musella, o diferencial da planta é o que chama de ‘vocação para a eficiência’. "Implantamos aqui o que há de melhor em tecnologia para equipar essa fábrica para a produção de grandes volumes, o que só contribui para expandir a produção do Boticário".

Centro de distribuição 

A fábrica de Camaçari não é a primeira instalação do Grupo Boticário no estado. Em abril deste ano foi inaugurado um centro de distribuição da marca, no município de São Gonçalo dos Campos, na Região do Portal do Sertão, com investimentos de R$ 155 milhões e geração de 144 empregos diretos. Da unidade, saem produtos para consumidores das regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste do Brasil.