A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (5) o aviso de divulgação do resultado oficial do Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura e Urbanismo para a Baixinha de Santo Antônio – Bairro da Gente, realizado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Seção Bahia (IAB-BA), com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O anúncio ocorrerá em sessão pública na próxima segunda-feira (8), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O resultado obedecerá aos trâmites formais e legais para a homologação. Após a homologação e decorrido o prazo para interposição de eventual recurso, uma cerimônia de entrega dos prêmios deve acontecer ainda neste mês, com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro.

Comissão julgadora

A coordenação do concurso confirmou 17 inscrições de participantes e recebeu, dentro do prazo estabelecido, 11 propostas para avaliação da comissão julgadora. A comissão foi formada pelo arquiteto e ex-senador do Uruguai, Mariano Arana; pelo arquiteto e presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães; pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antônio Heliodório Sampaio; pela arquiteta e urbanista Elisabete França; pela arquiteta do Ministério das Cidades, Alessandra D’Avila Vieira; pela arquiteta, urbanista, e secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana de Niterói (RJ), Verena Andreatta; pela arquiteta e gerente nacional de Planejamento e Desenvolvimento de Redes na GeGov de Brasília, Fernanda Pontes; e pelo arquiteto, urbanista, e professor da Ufba, Roberto Cortizo.

Projeto piloto

O objetivo do concurso é selecionar um projeto urbanístico que seja aplicado, inicialmente, na Baixinha de Santo Antônio, no bairro do São Gonçalo do Retiro, em Salvador, e se torne um piloto a ser utilizado como referência em outras áreas da capital baiana, onde residem em assentamentos espontâneos de características subnormais as populações mais pobres.

Uma das premissas principais do concurso é a criação de projetos que atendam às necessidades reais da população, considerando suas peculiaridades e com a participação da comunidade em todas as etapas, tanto em Salvador quanto em outros municípios da região metropolitana.