O mês de setembro termina com poucas chuvas e temperaturas elevadas na maior parte das regiões da Bahia. Essa condição é mais evidente, principalmente, na faixa centro-oeste que inclui as regiões oeste, São Francisco e norte, onde a massa de ar seco atua com mais intensidade. Além das temperaturas elevadas, com máximas de até 37°C, essa massa de ar também mantém essas áreas com os índices de umidade do ar inferiores a 40% e, somados a vegetação ressecada favorece a ocorrência de focos de queimadas.

Com a baixa umidade e a vegetação ressecada, o uso moderado do fogo no preparo do solo para o plantio é um dos cuidados que se deve ter para evitar uma grande queimada, causando prejuízos econômicos e ambientais para a região.

A massa de ar quente e seco também influencia o tempo nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, porém com menor intensidade, havendo chances de ocorrer chuvas fracas. Para essas áreas do estado estão previstas as menores temperaturas, com mínimas podendo chegar aos 15ºC, sobretudo durante a madrugada.

Para a faixa centro-leste da Bahia, compreendida pelas regiões nordeste, Recôncavo e sul, o último dia do mês segue com céu parcialmente nublado. As chances de ocorrer chuvas são maiores para as áreas litorâneas do sul e Recôncavo baiano, decorrente da umidade vinda do Oceano Atlântico. Nessas regiões as temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 19°C e máximas de 33°C.

Salvador e RMS

Em Salvador e Região Metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre 22ºC (mínimas) e 27ºC (máximas), a umidade vinda do mar também influencia o tempo, deixando o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas e isoladas.

A estação da primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão, sendo no início com temperaturas amenas e tempo seco (clima típico do inverno) e na segunda metade com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas (típico de verão).

Além disso, há o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta, como pode ser visto na previsão para terça-feira (30) e quarta-feira (1º de outubro). Nesse período os IUVs deverão variar de 11 a 12 que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.

Com isso, mantêm-se os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.