O Comitê Técnico da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS) aprovou, nesta sexta-feira (19), por unanimidade, uma resolução que recomenda a instituição do Bilhete Único Metropolitano na RMS. A implantação do bilhete foi anunciada pelo Governo do Estado nesta semana e recebeu a aprovação de 11 municípios da região metropolitana. O evento foi a primeira reunião do grupo.

De acordo com o secretário-geral interino da EMRMS, Manuel Ribeiro, a criação do Bilhete Único Metropolitano irá ampliar, sobretudo, a mobilidade de pessoas que moram na Região Metropolitana de Salvador, mas trabalham na capital. “Quem mora mais longe tem que pagar uma tarifa mais cara e isso cria um apartheid dentro da própria região metropolitana. Precisamos resolver esta questão urgentemente”, explicou o secretário.

Na proposta de Bilhete Único Metropolitano, que conta com o apoio da ampla maioria dos municípios da RMS, a população poderá utilizar dois meios de transporte e pagar apenas uma tarifa, que será subsidiada pelo Governo do Estado, como já acontece com outras regiões metropolitanas. “A implantação do Bilhete Único vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na RMS. Não é possível esperar produtividade de um trabalhador que passa duas horas no deslocamento entre a casa e o trabalho”, comentou o secretário Manuel Ribeiro.

Câmaras temáticas

Além da aprovação por unanimidade da resolução que trata do Bilhete Único Metropolitano, os membros do comitê também aprovaram a criação de quatro Câmaras Temáticas: Mobilidade Urbana, Transporte Metropolitano e Integração; Saneamento Básico; Habitação; e Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano. Os membros do Comitê indicarão os representantes das Câmaras Temáticas.

As deliberações do Comitê Técnico serão encaminhadas ao Colegiado Metropolitano da Entidade, que é formado pelos prefeitos e pelo governador do Estado. O secretário Manuel Ribeiro afirmou que a Entidade Metropolitana não tira a autonomia dos municípios, mas estabelece um canal de discussão para os assuntos de interesse comum da RMS.

Além dos representantes de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Itaparica, Madre de Deus, Vera Cruz, Pojuca, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias e Dias D’Ávila, a reunião da Entidade Metropolitana também contou com a participação de Ivan Barbosa, chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura.

Premiação em Dubai

Durante a reunião, o secretário Manoel Ribeiro apresentou o sistema de Bilhete Único Metropolitano implantado no Rio de Janeiro. O sistema, que beneficia 12 milhões de habitantes, foi primeiro a ser instituído no Brasil e recebeu, em 2010, o prêmio da Associação Internacional dos Transportes Públicos (UITP), em Dubai.

O Rio de Janeiro reduziu o número de tarifas na RMRJ de 74 para 12 e ampliou a integração para todos os modais – trem, ônibus, metrô, barcas, vans, ônibus urbanos e ônibus metropolitanos. O sistema carioca também é o primeiro do mundo que vincula o subsídio ao CPF, permitindo apenas um cartão por usuário.