A reforma do Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida J.J. Seabra (Baixa dos Sapateiros), no Centro Antigo de Salvador, e a requalificação urbana do primeiro trecho da via, entre o Mercado de São Miguel e a Praça dos Veteranos, estão previstas para serem concluídas na primeira quinzena deste mês.

Com investimento de R$ 6,2 milhões, as obras de recuperação do quartel receberam, nesta segunda-feira (1º), a visita do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Ubiratan Cardoso, do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro.

As intervenções são realizadas pela Diretoria do Centro Antigo (Dircas) da Conder, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). “Estamos devolvendo à comunidade um símbolo da história da Bahia”, disse Barbosa. Ele destacou que o prédio construído em 1917 é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Museu e biblioteca

Já o coronel Alfredo Castro citou a integração da corporação e comunidade na requalificação da unidade, não só por meio de sugestões de melhorias, mas também com a abertura do imóvel ao público, que terá a oportunidade de conhecer a história da instituição.

Além da reforma das instalações, as obras incluem a construção de auditório, museu e biblioteca com acervo da corporação. “Estamos fazendo o futuro, reconhecendo a importância do passado”, afirmou o comandante da PM, que falou sobre a expectativa quanto à instalação de uma base móvel do projeto ‘Crack é Preciso Vencer’, nas proximidades do quartel.

Praça dos Veteranos

O presidente da Conder informou que a reurbanização da Praça dos Veteranos, em frente ao quartel, também está em fase de conclusão, e já começa a ser frequentada pela comunidade, principalmente crianças que se divertem no espaço onde foi construído um parque infantil. Segundo ele, as melhorias se refletem também no aspecto da segurança.

A requalificação da Baixa dos Sapateiros é uma das prioridades do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado. Orçadas em R$ 13,8 milhões, as obras vão melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana, valorizando ainda o comércio local. Entre as principais ações estão recuperação de vias, passeios, praças, iluminação pública e rede subterrânea de telecomunicações.