Uma massa de ar quente e seco continua influenciando o tempo, mantendo o céu ensolarado e sem chuvas em grande parte do estado, neste último final de semana do inverno. Essa massa de ar, além de impedir as chuvas, também está contribuindo para aumentar as temperaturas (máximas variando entre 32°C e 37°C) e diminuir a umidade (entre 20% e 40%), principalmente nas regiões oeste, São Francisco e norte.

Com esse tempo quente e seco, a tendência é de que se mantenha elevado o número de focos de queimadas, como observado nesses últimos dias. Práticas como a preparação do solo para o plantio podem dar origem a uma grande queimada, trazendo prejuízo tanto econômico quanto ambiental para a região.

Chapada e sudoeste

Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, ainda são esperadas as menores temperaturas do estado, com mínimas podendo chegar aos 13°C. Já as máximas também estão em elevação, e para os próximos dias deverão variar entre 27°C e 34°C, principalmente no meio da tarde.

Nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul da Bahia são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que, mesmo enfraquecidos, influenciam as condições do tempo, deixando o céu variando de claro a parcialmente nublado.

As maiores chances de ocorrer chuvas são para as localidades mais próximas ao litoral das regiões nordeste e Recôncavo, que inclui também a cidade de Salvador e região metropolitana. As temperaturas se manterão estáveis, variando entre 16°C (no Recôncavo) e 32°C (na região Norte).

Maré

Entre os dias 19 (sexta-feira) e 21 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 0 e 2h e entre as 12 e às 14h, com valores variando de 1,6 e 2,5 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 6 e às 8h e entre 18 e 21h, com valores variando de 0,4 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Radiação ultravioleta

Uma das características do final do inverno é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de radiação ultravioleta, como pode ser visto na previsão para os dias 19 (sexta-feira) e 21 (domingo). Nesse período os IUVs deverão variar de 10 a 12 que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte das categorias de intensidade “Muito Alto” e “Extremo”.

Com isso, mantêm-se os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 h, sendo necessário usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.