A partir desta quinta-feira (11), a Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS), do programa Pacto Pela Vida (PPV), por meio das Bases Comunitárias de Segurança (BCS), encaminham mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, para realização de mamografias. Os exames já estão sendo realizados pela Secretaria de Saúde (Sesab), em um ônibus equipado com mamógrafo, localizado na Vila Militar do Dendezeiros, e seguem até o dia 30.

A previsão é que sejam realizadas 5.600 exames, e os casos que forem necessários maior detalhamento serão encaminhados para ultrassonografia e biópsia. A ação conjunta faz parte da mobilização do Governo do Estado para o Outubro Rosa, mês escolhido para sensibilização e mobilização social contra o câncer de mama.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Cezar Lisboa, “no mês de outubro, além das mamografias em outras áreas da cidade de Salvador, para mulheres entre 40 e 69 anos, serão realizadas atividades de conscientização nas áreas das BCS”.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento popular que começou nos Estados Unidos na última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.