O Governo da Bahia conheceu, nesta terça-feira (9), as propostas apresentadas para a construção do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, durante abertura dos envelopes entregues pelas cinco empresas interessadas. As propostas estão sendo analisadas pelo quesito preço e pela avaliação técnica. O projeto arquitetônico, de engenharia e a construção da primeira etapa serão contratados por Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O anúncio do vencedor da licitação está previsto para ser publicado em aproximadamente 60 dias.

A unidade médico-hospitalar de média e alta complexidade em urgência, emergência, internamento e atendimento ambulatorial trabalhará com diversas especialidades, a exemplo de Clínica Geral, Cirurgia Geral, Pediatria, Ortopedia, entre outras. Funcionará 24 horas e será centro de referência em saúde, beneficiando 780 mil habitantes em Ilhéus, além da população de 27 municípios da Região Sul do estado.

Primeira etapa

Com o investimento previsto de cerca de R$ 80 milhões, o Hospital Regional Costa do Cacau terá 43 mil metros quadrados de área construída. Na primeira etapa de construção, estão previstos 120 leitos de internação para adultos, 29 pediátricos, 20 de UTI adulto e mais 10 infantil, 30 leitos de observação na urgência e emergência e 16 leitos de internação pós-anestésico.

O secretário estadual da Casa Civil em exercício, Carlos Mello, destacou a importância do empreendimento para a melhoria das condições de saúde da população da região. “Será um hospital com estrutura e condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados. Estamos atendendo um pleito antigo da população, que vai dar um salto na qualidade do atendimento de saúde”.

Novas unidades

Com o hospital regional em Ilhéus, o Governo da Bahia somará a sexta nova unidade construída no estado, desde 2007. Já foram entregues o Hospital do Subúrbio, em Salvador, o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, o Hospital Regional de Juazeiro, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e o Hospital Regional de Irecê. Nos últimos oito anos foram investidos R$ 21,3 bilhões para melhoria da saúde dos baianos.