Cerca de seis mil pessoas serão beneficiadas com as unidades básicas de saúde inauguradas na segunda-feira (15) nos municípios de Cardeal da Silva e Esplanada. Os moradores da região têm mais um motivo para comemorar, pois o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto aproveitou a oportunidade para anunciar que a Santa Casa de Misericórdia de Esplanada será transformada em referência para a população local e municípios vizinhos.

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), ressaltou que "estas ações estão permitindo levar saúde a todos os municípios e melhorar a qualidade de vida das pessoas". Ela acrescentou que os moradores da cidade passam a contar com quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e, em breve, será inaugurada também uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com as novas unidades de saúde, os moradores passam a ter acesso a consultas em clínica médica, acompanhamento e crescimento da criança, ginecologia, hiperdia (hipertensos e diabéticos), pré-natal, exames de preventivo, planejamento familiar com entrega de métodos contraceptivos, realização do teste do pezinho, curativos e administração de vacinas, entre outros serviços básicos.

Descentralização

Valdete dos Santos, 75 anos, moradora de Cardeal da Silva, cidade a 153 km de Salvador, elogiou a iniciativa do Governo do Estado de descentralizar a saúde com estas unidades de atenção básica. "Estou muito alegre com o atendimento aqui na nossa cidade. Antes, era tudo em Salvador. Eu e meu marido somos diabéticos e fazemos o acompanhamento aqui mesmo. Até nossa operação de catarata foi realizada aqui".

A moradora se referiu ao Programa Saúde em Movimento, que esteve na cidade entre julho e agosto, e realizou cerca de 2.400 atendimentos oftalmológicos e odontológicos.

Estrutura

Com investimentos de R$ 100 mil, o posto teve sua área de 147,76 m² dividida em recepção, três consultórios (médico, enfermagem e odontológico), salas de curativo, de procedimentos, de vacina, esterilização, farmácia, copa, almoxarifado, banheiros (feminino, masculino, para portador de necessidades especiais e para funcionários) e ainda área específica para material de limpeza. A equipe de saúde é composta por pediatra, enfermeiro, clínico geral, psiquiatra, ginecologia, USG, técnico em enfermagem e administrativo.

Santa Casa de Misericórdia

Na oportunidade, o secretário Washington Couto se reuniu com o prefeito de Esplanada, Rodrigo Lima, a presidente da UPB, Maria Quitéria, representantes da Santa Casa e líderes políticos para discutir a viabilização da iniciativa de tornar a unidade de saúde uma referência para os moradores da região.

O secretário explicou que o primeiro passo dessa parceria que envolve Estado, municípios e provedores da Santa Casa, será a instalação de um centro de partos. Em seguida, ampliar o número de cirurgias, que atualmente estão em apenas 69 por mês. Na sequência, será reativada a urgência e emergência do hospital.

Para o prefeito, a iniciativa "chega em boa hora, pois hoje ficamos com nossos pacientes em uma ambulância, sem sabermos para onde levá-los, pois o Dantas Bião (hospital de Alagoinhas) não tem condições de atender a grande demanda dessa região".