Até o dia 30 de setembro, mulheres entre 50 e 69 anos poderão realizar mamografias e exames complementares no caminhão do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, instalado na Vila Militar do Dendezeiros, no bairro do Bonfim, em Salvador. O projeto, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem a capacidade de atender até 5.600 mulheres, em cerca de 280 atendimentos diários. As pessoas interessadas devem procurar as Bases Comunitárias de Segurança (BCS) de Salvador e realizar um cadastro prévio, disponibilizado pela Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS) do Pacto Pela Vida, que permite que os atendimentos sejam realizados mais rapidamente nos postos montados pela Sesab.

A parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem permitido que mais pessoas tenham acesso ao serviço, como a lavradora aposentada Valdelice Cerqueira Souza, de 59 anos. Depois de passar pela BCS do Uruguai, ela conseguiu ser atendida por volta das 9h desta quarta-feira (17). “Moro em Pirajá, e soube que a campanha estava por aqui. Saí cedo de casa e demorei mais para chegar aqui do que para ser atendida, estou muito satisfeita e quando voltar para casa vou falar com minhas irmãs e amigas para virem também”.

Para o superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde da Sesab, Andrés Alonso, a integração entre diversas áreas é muito importante para a população. “O trabalho conjunto com a SSP, através das bases do Pacto Pela Vida, possibilita levar mais saúde e cidadania plena para essas pessoas que, além de segurança, descobrem que podem conseguir, através da polícia, outros serviços, inclusive no setor de saúde”.

Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

As ações desse projeto realizaram, desde a criação do programa em 2011, mais de 170 mil mamografias em 15 regiões de saúde diferentes. Além de Salvador, o projeto itinerante já passou por mais de 275 municípios do interior baiano, com três caminhões equipados com aparelhos de mamografia e ultrassom, sala de atendimento de pacientes, oferecendo acessibilidade a pessoas com dificuldade de locomoção. Caso forem necessários exames complementares, também podem ser realizadas ultrassonografias, biópsias e atendimento com especialistas.

Além do bairro do Bonfim, o programa está atualmente nos municípios de Brumado, no centro-sul baiano, e Ibotirama, na região do Vale do São Francisco. Os atendimentos são feitos todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 7h às 18h.