Do meio da multidão, seu Aloísio não perdeu nenhum detalhe da cerimônia de formatura do filho, nesta sexta-feira (26), no Parque de Exposições, em Salvador. Ari da Purificação foi um dos 607 militares – 512 policiais e 95 bombeiros – que concluíram o curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia de 2014. “Também sou militar. Ter um filho seguindo a mesma carreira é um orgulho enorme. Espero que ele tenha muito sucesso em sua trajetória na polícia”, disse Aloísio Borges, pai de Ari.

O policial recém-formado já está pronto para reforçar a segurança no estado, ao lado dos outros novos militares. Para o jovem, a oportunidade é conclusão de um sonho. “É uma realização profissional, conquista da vida, um sonho de criança. Agora, nós todos temos uma importante missão: desenvolver o melhor trabalho para garantir a segurança da população”, afirma Ari.

Em discurso, o governador Jaques Wagner desejou sucesso aos novos integrantes. “Já chegamos a quase 14 mil incorporações. Agora, vocês têm uma responsabilidade. Desejo que possam almejar caminhos cada vez mais desafiadores, para que a gente possa vencer a batalha contra a criminalidade”, ressaltou.

Ainda na cerimônia, os primeiros colocados da turma receberam placas de homenagem das mãos do governador e do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Perfilados, os formandos cantaram o hino da Bahia e realizaram o juramento da corporação. Outros 788 policiais se formarão nos núcleos de ensino do interior do estado, nos próximos dias, e atuarão nas regiões de Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. O total é de 1.395 novos formandos, que vão reforçar a segurança em todo o estado.

“Eles serão distribuídos em toda a região do nosso estado, principalmente em Salvador e Região Metropolitana. Vão reforçar a nossa segurança e dar mais tranquilidade à população”, explica o comandante geral da PM Bahia, coronel Alfredo Castro.

Efetivo

Com a formação desses militares, a Bahia ultrapassa o número de 14 mil novos policiais, que vão ampliar o efetivo nas ruas. Além desse grupo formado, aprovado no concurso de 2012, já foram convocados outros 700 policiais para preencher as vagas abertas com aposentadorias, e suprir as necessidades de ampliação do contingente da PM em toda a Bahia.

“Tudo isso, significa o resultado de um planejamento. Já são 14 mil policiais incorporados nos últimos oito anos. No entanto, não podemos desconsiderar o trabalho dos nossos policiais que se empenham para reduzir os nossos índices de criminalidade. Isso significa que o Pacto Pela Vida está dando frutos”, concluiu Maurício Barbosa.

Publicada às 9h40
Atualizada às 12h