A população de Caetité, a 778 quilômetros de Salvador, ganhou, nesta quinta-feira (25), o primeiro Espaço Solidário do Território Sertão Produtivo. Situado na Praça da Catedral, no local o público encontra produtos manufaturados de madeira, barro, algodão, tecido, cipó e palha de coqueiro e bananeira, com preço justo e solidário. A gestão do novo espaço é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), organização social selecionada por meio do Edital da Setre 09/2012 para fazer a gestão do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Território do Sertão Produtivo, com sede em Guanambi.

Para o coordenador do Cesol Sertão Produtivo, Warlei Oliveira Warlei, o espaço é um local educativo sobre comércio justo e economia solidária. “É uma extensão do Cesol para a comercialização e aperfeiçoamento dos grupos atendidos. Foi feito em parceria com a rede de artesanato, composta por 20 empreendimentos, e pretende não só servir como espaço de comércio, mas também para realização de oficinas, exposições, eventos para debate e troca de experiências. Este espaço vai beneficiar 200 famílias diretamente e mais 800 pessoas indiretamente”.

Para a diretora do IDSB, Wilde Soares, “esse espaço é um equipamento que vai agregar valor aos produtos. Será, sem dúvida, uma referência para o setor em todo o território. Por meio de políticas públicas, a Setre tem dado todas as ferramentas para o fortalecimento da Economia Solidária, como a instalação dos Centros de Economia Solidária”.

Empreendedores aprovam espaço

A empreendedora Josemira Pereira, do grupo Costureiras de Mulungu, de Guanambi, disse que “a vinda do Cesol e todo seu apoio foi a realização de um sonho, assim como a inauguração do Espaço Solidário. Queremos agora que a sociedade acredite no nosso produto e na Economia Solidária”.

Edilúcia Xavier, da Associação dos Artesãos de Rechilieu de Caetité, também aprovou. “Esse espaço é muito importante para nosso grupo. Agora podemos trabalhar com nossas máquinas e também vender aqui. Nosso produto é de muita qualidade e essa é uma conquista para que as pessoas possam conhecer melhor e saber do que a Economia Solidária é capaz”.

Membro do grupo Artcan, da Associação do Grupo de Economia Solidária de Candiba, Rosa Carvalho estava alegre com o espaço: “Lutamos durante muitos anos para conseguir um local e vender nossos produtos. O Cesol, e agora a inauguração desta loja, representam a realização de um sonho. Estamos muito felizes de ter nossos produtos expostos aqui”.

Maria do Socorro Gonçalves, do grupo Agulhas do Sertão, do distrito de Mutans, Guanambi disse que está realizada. "Tenho uma expectativa enorme em relação ao Espaço Solidário. Esperamos agora a aprovação da sociedade, que dê valor ao que fazemos com tanto carinho. O apoio do Governo do Estado, por meio do Cesol, e todos que nos apoiam direta ou indiretamente é muito importante para fortalecer nossa atividade".

A solenidade de abertura, realizada no auditório Anísio Teixeira, contou com a presença da vice-prefeita do município, Fátima Oliveira, empreendedores de economia solidária e representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Empresa Baiana de Desenvolvidmento Agrário (EBDA), das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente e do Instituto Federal Baiano (Ifbaiano).